Webdesigner e CMS
Bom, acredito que as "areas" fazem parte de um mesmo mundo, a diferença é que no CMS temos algumas "facilidades" porem algumas complicações um tanto complexas quando queremos nos desprender de algo, para conseguir modficar algumas funcionalidades preciso aprender PHP, é algo realmennte obrigatório?
Gabriela Monte
Curtidas 0
Respostas
Claudio Aguiar
13/03/2015
PHP, CSS e HTML, tem que saber!
GOSTEI 0
Claudio Aguiar
13/03/2015
PHP, CSS e HTML, tem que saber!
GOSTEI 0
Gabriela Monte
13/03/2015
Poxa, pensei que fosse mais simples, se for estudar tenho que me limitar o que o CMS me oferece.
GOSTEI 0
Jothaz
13/03/2015
Poxa, pensei que fosse mais simples, se for estudar tenho que me limitar o que o CMS me oferece.
Acho que esta havendo uma confusão com relação aos conceitos.
Um CMS (Veja aqui) é justamente para permitir que pessoas leigas possam criar/administrar sites. Então em tese não seria necessários nenhum conhecimento técnico avançado para a utilização de um CMS.
Um bom exemplo seria o WordPress onde qualquer individuo consegue criar um blog robusto, dinâmico e profissional sem escrever uma linha de código.
Agora fica tudo padronizado e de acordo com o template usado. Se você quiser customizar (alterar cores, fontes e funcionalidades) a coisa muda de figura e é necessário conhecimento em programação, html, javascript, css e principalmente da modelagem utilizada.
Neste caso você poderá enfrentar dificuldades, as vezes maior que aodesenvolver, principalmente se o CMS não for documentado a contento.
CMS não privilégio do PHP existem CMS´s em Java (Vignette), C# (Umbraco), Ruby (LovomotiCMS) entre outros.
Além de blog´s você pode criar até lojas online sem escrever uma linha de código, agora para customizar você vai ter saber muito bem o que esta fazendo.
GOSTEI 0
Gabriela Monte
13/03/2015
Obrigada Jothaz pelos devidos esclarecimentos, mas a minha duvida quanto as tecnologias "embutidas" no CMS mesmo, como você respondeu:
Você que com os layouts prontos consigo fazer um blog interessante, pois vejo varios bem profissionais e não acredito que seja apenas utilizados "coisas prontas", entende?
Agora fica tudo padronizado e de acordo com o template usado. Se você quiser customizar (alterar cores, fontes e funcionalidades) a coisa muda de figura e é necessário conhecimento em programação, html, javascript, css e principalmente da modelagem utilizada.
Você que com os layouts prontos consigo fazer um blog interessante, pois vejo varios bem profissionais e não acredito que seja apenas utilizados "coisas prontas", entende?
GOSTEI 0
Jothaz
13/03/2015
Obrigada Jothaz pelos devidos esclarecimentos, mas a minha duvida quanto as tecnologias "embutidas" no CMS mesmo, como você respondeu:
Para blog´s o WordPress é campeão, principalmente pela facilidade de instalação e configuração.
Basta baixar e descompactar o arquivo e estrá funcionando.
Talvez o que pareça mais chato seria a conexão com o banco de dados, mas é só seguir os inúmero tutoriais ou postar suas dúvidas que fica simples.
Lembrando que pode-se instalar o seu blog local e conectar a uma base local, desde que você possua o MySQL instalado.
Os templates basta você pesquisar por: "WordPress templates blog html 5 css 3", por exemplo que aparecerá inúmeras opções, ai vai do gosto pessoal de cada um.
Depois vem a customização onde você precisa conhecer de html 5, css e claro para um mudança de funcionalidades de programação PHP.
Acredito que para um blog html 5 e css já bastem.
Um das vantagens é que o WordPress aceita plugins PHP, seria adicionar códigos PHP´s para executarem tarefas especificas. Este puglins podem ser grátis ou você pode pagar por algum mais especializado.
Aconselho a criar um blog simples e depois ir customizando.
GOSTEI 0
Gabriela Monte
13/03/2015
Jothaz, sei um pouco sobre ele, mas o wordpress blog, já no ar, acho mais complicado.
GOSTEI 0
Claudio Aguiar
13/03/2015
Jothaz, sei um pouco sobre ele, mas o wordpress blog, já no ar, acho mais complicado.
Perdi um conteudo sobre o post, realmente tambem achei complicado, estou tentando fazer algumas configurações e está complicado.
GOSTEI 0
Jothaz
13/03/2015
Perdi um conteudo sobre o post, realmente tambem achei complicado, estou tentando fazer algumas configurações e está complicado.
Com eu disse é muito fácil para quem quer usar o padrão sem nenhuma alteração. E a instalação e configuração é bem simples fora que existem milhares de tutoriais na net.
Até minha vó consegue cirar um blog via templates. E fica fácil mudar o template como um todo. Basta copiar o novo modelo e vai funcionar legal. Fora que o controle de acesso e sistema de comentário funciona que é um beleza.
Agora se você quer customizar e alterar o template ai requer um conhecimento avançado para se obter sucesso. O problema é que as vezes o template deixa um monte de lixo no código (referencias a css e scritps) que nem são usados e como não tem documentação fica complicado. E acontece de ter vários css que se sobrepõe e se você não tiver uma dose de conhecimento boa não sai do lugar.
E se você quiser fazer alguma iteração com o banco de dados, ai ferrou, pois você de te entender como foi modelado para funcionar.
O caminho é aprender html, css, e javascript profundamente pois ai fica mais fácil.
Não existe almoço grátis! Já dizia meu pai. Então existem milhões de templates grátis, mas para adpatar você tem de conhecer a tecnologia que esta usando senão vai fracassar.
As vezes é mais indicado usar o padrão e resignar ou criar seu lay-out do zero. Criei algo simples mas que você domine.
Você esta tendo dificuldade especificamente em que?
GOSTEI 0
Claudio Aguiar
13/03/2015
Acredite se quiser, de inicio colocar ele em português...kkkkkk
GOSTEI 0
Jothaz
13/03/2015
Acredite se quiser, de inicio colocar ele em português...kkkkkk
Você baixou a versão correta?
GOSTEI 0
Claudio Aguiar
13/03/2015
Não a baixada Jothaz, é o blog mesmo, a parte administrativa.
GOSTEI 0
Jothaz
13/03/2015
Não a baixada Jothaz, é o blog mesmo, a parte administrativa.
Olha já em um tempo que andei estudando o WordPress mas que eu me lembre já tem versão totalmente em português.
Se não me engando é só baixar a versão correta que tudo já vai vir traduzido!
Da uma olhada nos links.
Instalando o WordPress em seu Idioma
Passar WordPress para Português
GOSTEI 0
Claudio Aguiar
13/03/2015
Como falei, não é o wordpress que baixamos e executamos de forma local, esse é blog que acessamos com a internet. acho que esses links não ajudarão, mas posso tentar. valeu.
GOSTEI 0