windows server - funções de servidor
de acordo com o guia de bolso do administrador, existem varias funções de servidor:
servidor de aplicativo
servidor de DHCP
servidor de DNS
o normal, seria quantas funções por servidor em uma empresa de pequeno medio porte?
servidor de aplicativo
servidor de DHCP
servidor de DNS
o normal, seria quantas funções por servidor em uma empresa de pequeno medio porte?
Roniere Almeida
Curtidas 0
Respostas
Alex Lekao
19/09/2013
ola Roniere, boa tarde!!!!
meu camarada, acho que vai depender muito da empresa e do que a Gestao tecnologica vai adotar.
Aqui temos varios servidores fazendo varias funcoes e alguns englobando mais de uma Funcao.
Por exemplo.
Temos um Servidor com Linux que esta provendo os DHCP, e-mail e Internet.
Um Fazendo o Balanceamento de Cargas para TS e Servindo como Servidor de Impressoras para o TS e de Arquivos Particulares do ERP.
Outro Fazendo a Funcao de Servidor de AntiVirus e Repositorio, repositorio de backup.
Outro para Banco de Dados.
Outro para Tarifacao e Bilhetagem.
VPNs.
Nos estamos acredito que de medio para pequeno porte. rsrs
Abraco.
Alex - Lekao
meu camarada, acho que vai depender muito da empresa e do que a Gestao tecnologica vai adotar.
Aqui temos varios servidores fazendo varias funcoes e alguns englobando mais de uma Funcao.
Por exemplo.
Temos um Servidor com Linux que esta provendo os DHCP, e-mail e Internet.
Um Fazendo o Balanceamento de Cargas para TS e Servindo como Servidor de Impressoras para o TS e de Arquivos Particulares do ERP.
Outro Fazendo a Funcao de Servidor de AntiVirus e Repositorio, repositorio de backup.
Outro para Banco de Dados.
Outro para Tarifacao e Bilhetagem.
VPNs.
Nos estamos acredito que de medio para pequeno porte. rsrs
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
então seria impossivel fazer um servidor com uma grande quantidade de funções?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
19/09/2013
duas, no maximo, no maximo extremo, acredito que 3 seja um bom numero, mas é claro que isso depende da empresa.
GOSTEI 0
Alex Lekao
19/09/2013
então seria impossivel fazer um servidor com uma grande quantidade de funções?
Sim, seria, pelo menos acredito que seria. essa area nao eh o meu forte. rsrsr
mas o maior problema em ir agragando funcoes ao servidor eh vc perder uma funcao devido o travamento de uma outra.
Por exemplo, vc tem o AD(Active Directory) gerenciando suas estacoes, com policies etc, e nele tambem tem o servico de impressao, com impressoras instaladas e sendo compartilhadas por ele, e acontece de ter um travando no servico de impressao, ele deixar o servidor extremamento lento e causar um travamento no mesmo, os outros servicos irao travar juntos e se vc precisar reiniciar o servidor e por algum motivo isso demorar a subir ou vc tiver que fazer algum tipo de manutencao, ninguem vai conseguir logar na rede pq tem tudo junto.
Esse eh um exemplo, existem outros que poderiamos usar, sem levar em conta que o equipamento teria que ser "monstruoso" para agregar tudo junto.
em algumas funcoes, vc poderia ter servidores, de custo mais baixo para fazer funcoes mais simples que nao requeiram tanto processamento e tal.
Acho que eh isso.
Se alguem mais puder dar mais alguma contrubuicao seria legal.
Espero ter ajudado.
Abraco.
Alex - Lekao
GOSTEI 0
Alex Lekao
19/09/2013
Nao me lembro se comentei a respeito.
Mas a empresa que tiver porte para fazer, pode ser mais interessante montar seu proprio data center e criar as maquinas de acordo com a necessidade.
ai o problema seriam os custos, se nao me engano um data center proprio de pequeno porte ficaria com custo aproximado de 300 mil reais, e ai iria subindo.
Ou no caso eu recomendo partir para data centeres particulares, que os custos iriao varias de acordo com a configuracao de maquina e qtd de maquinas adquiridas.
Uma outra opcao seria adquirir servicos de data center da vivo(em SP no caso) ou da Microsoft, e ainda tem o windows azure(microsoft tbm).
acho que essas opcoes sao as ideais, no caso dos data centers por exemplo, nos nao tivemos custos com licenciamento, alguns deles, pq ja estavam inclusos no custo das maquinas.
eh isso ai.
Abraco.
Mas a empresa que tiver porte para fazer, pode ser mais interessante montar seu proprio data center e criar as maquinas de acordo com a necessidade.
ai o problema seriam os custos, se nao me engano um data center proprio de pequeno porte ficaria com custo aproximado de 300 mil reais, e ai iria subindo.
Ou no caso eu recomendo partir para data centeres particulares, que os custos iriao varias de acordo com a configuracao de maquina e qtd de maquinas adquiridas.
Uma outra opcao seria adquirir servicos de data center da vivo(em SP no caso) ou da Microsoft, e ainda tem o windows azure(microsoft tbm).
acho que essas opcoes sao as ideais, no caso dos data centers por exemplo, nos nao tivemos custos com licenciamento, alguns deles, pq ja estavam inclusos no custo das maquinas.
eh isso ai.
Abraco.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
obrigado pelas infos, rapaz, isso requer estudo de caso, sem falar na parte financeira.
me surgiu uma duvida sobre o windows azure, é possivel ter um server nesse serviço?
me surgiu uma duvida sobre o windows azure, é possivel ter um server nesse serviço?
GOSTEI 0
Alex Lekao
19/09/2013
sim com certeza requer um estudo de caso, nos iamos montar um dta center local e resolvemos ir para um data center de terceiros, devido o custo.
no caso do windows azure eh possivel sim.
vc consegue inclusive criar uma maquina com eles com o Software do windows para data center, e vc cria as maquinas que vc quiser.
uma vm dentro de um vm... rsrsr a alguns anos atraz isso seria inconcebível... rsrsr
no caso do windows azure eh possivel sim.
vc consegue inclusive criar uma maquina com eles com o Software do windows para data center, e vc cria as maquinas que vc quiser.
uma vm dentro de um vm... rsrsr a alguns anos atraz isso seria inconcebível... rsrsr
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
não fui claro e não citei o windows server, mas é possivel, eu tenho um servidor nas nuvens para active directory por exemplo?
GOSTEI 0
Alex Lekao
19/09/2013
não fui claro e não citei o windows server, mas é possivel, eu tenho um servidor nas nuvens para active directory por exemplo?
Oi Roniere, nao entendi... rsrsr
Mas se vc esta pensando em uma maquina no Azure, com o AD, para usar, sim eh possivel sim, ou em um outro data center de terceiros, tambem eh possivel, esse eh o nosso caso.
Temos um servidor Windows 2008 R2 no data center, ele faz a funcao do AD e nossas estacoes locais conectam nele para controle, se o usuario nao existir nem conecta, a rede local passa a ficar mais segura, pq nas estacoes so irao conectar quem tiver usuario criado no dominio.
Nao sei se era isso que estava perguntando. rsrsr
Abraco.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho
19/09/2013
uma ideia, notei que o Roniere está abrindo posts relacionados ao windows server 2003, seria legal e interessante ter uma parte para os sistemas operacionais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
era isso mesmo Alex.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
uma ideia, notei que o Roniere está abrindo posts relacionados ao windows server 2003, seria legal e interessante ter uma parte para os sistemas operacionais.
Mariana, não sei se seria o caso, mas estou abrindo estes posts não com muita frequencia.
GOSTEI 0
Alex Lekao
19/09/2013
Ola, bom dia!!!
Tambem acho interessante uma area para SOs, so nao sei se estaria dentro do Foco do Portal.
Mas acho interessante sim.
Particularmente iria procurar verificar bastante... sou bastante curioso. rsrsrsr
Tambem acho interessante uma area para SOs, so nao sei se estaria dentro do Foco do Portal.
Mas acho interessante sim.
Particularmente iria procurar verificar bastante... sou bastante curioso. rsrsrsr
GOSTEI 0
José
19/09/2013
Interessante seria sim. Mas acho que não estaria muito dentro do foco do portal.
GOSTEI 0
Roniere Almeida
19/09/2013
concordo com os comentarios anteriores.
GOSTEI 0