Windows Vista X Delphi 2007; Compatível!! Será?

Delphi

07/05/2007

Bom,

tive um problema com meu hd então resolvi instalar o Windows Vista, e após, o meu programa de trabalho, Delphi 2007, instalou numa boa, mas ao tentar executar uma de minhas aplicações, ele dá um erro na dbxint30.dll, ele não consegue encontrar essa dll, mesmo ela estando na pasta bin, dizendo inclusive na mensagem de erro q talvez não esteja no path do sistema, só q eu já olhei e está, então, q compatibilidade é essa?

Obrigado!!

Fajo

Fajo

Curtidas 0

Respostas

Massuda

Massuda

07/05/2007

Você instalou o cliente do IB/FB (gds32.dll)?

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

Não,

uso firebird, e já tá lá a fbclient.dll

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

Outra coisa q esqueci de mencionar, no XP eu já trabalhava com o D2007 normalmente, ou seja, não é vacilo de marinheiro de primeira viagem!!!

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

07/05/2007

uso firebird, e já tá lá a fbclient.dll
Acredito que o driver precisa do gds32.dll, já que ele é para InterBase. Talvez precise instalar o FB em modo de compatibilidade.

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

Bom, mas ai vem aquela indagação, pq no XP funcionava?

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

07/05/2007

Bom, mas ai vem aquela indagação, pq no XP funcionava?
Depende do que você tinha instalado (e de quais versões/upgrades) no seu XP. É pouco provável que você tenha exatamente as mesmas coisas instaladas nessa instalação nova/´virgem´/fresca do Vista. Mas, afinal, funcionou?

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

Tô besta, então, quer dizer q não é preciso só ter o Delphi e o Firebird instalado pra uma aplicação rodar!!!

Quando chegar em casa vou instalar o Interbase pra ver se funciona, apesar de achar pouco provável!!

Uma outra coisa q me lembrei é q tb tentei usar um outro driver, o UIBFire15 e ai deu erro em outra dll;

com certeza tem alguma coisa muito esquisita nessa combinação

GOSTEI 0
Massuda

Massuda

07/05/2007

Tô besta, então, quer dizer q não é preciso só ter o Delphi e o Firebird instalado pra uma aplicação rodar!!!
O que eu disse é que como você está usando o driver para InterBase, você precisa ter o cliente de BD correspondente, que no caso é o GDS32.DLL. Não tenho certeza, mas [b:ea8de1aa25]acho[/b:ea8de1aa25] que você até pode renomear o fbclient.dll para gds32.dll que deve funcionar.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

07/05/2007

[quote:c7f9e4e92a=´fajo´]Tô besta, então, quer dizer q não é preciso só ter o Delphi e o Firebird instalado pra uma aplicação rodar!!!
O que eu disse é que como você está usando o driver para InterBase, você precisa ter o cliente de BD correspondente, que no caso é o GDS32.DLL. Não tenho certeza, mas [b:c7f9e4e92a]acho[/b:c7f9e4e92a] que você até pode renomear o fbclient.dll para gds32.dll que deve funcionar.[/quote:c7f9e4e92a]
Sim [b:c7f9e4e92a]Massuda[/b:c7f9e4e92a] ele pode renomear sim, aliás quando se instala o Firebird ele mesmo pergunta se quer instalar como fbclient ou se quer renomear para gds32.dll sozinho.

GOSTEI 0
Luciano Paranhos

Luciano Paranhos

07/05/2007

fajo, qual componente vc ta usando pra fazer conexão com banco de dados firebird ?

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

DBExpress

GOSTEI 0
Lucas_spohr

Lucas_spohr

07/05/2007

olá!

Experimente colocar o caminho do *.dll em sua aplicação, ex.:

C:\Arquivos de Programas\Firebird_2_0\bin\fbclient.dll

ou até mesmo, copiar essa dll e colar na pasta de sua aplicação...

t+

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

07/05/2007

Obrigado a todos pela ajuda, mas, vou voltar para o XP mesmo, esses 3 dias com o Vista foram o bastante!!

GOSTEI 0
POSTAR