Xen Server?

Infraestrutura

18/09/2015

Xen Server é um software ou um sistema operacional?
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

Curtidas 0

Melhor post

Jothaz

Jothaz

18/09/2015

O XenServer que eu conheço é o CITRIX é um servidor de acesso virtual. Por exemplo: você tem um aplicação desktop (Java, .net ou qualquer outra) ou mesmo um software como o pacote Office você pode disponibilizar na rede para todos os usuários do domínio. Então faz-se a mágica de transforma algo que roda local com se fosse Web e pode ser acessado via browser.

Seria uma interface virtual que permite autenticação no domínio, para que os clientes (usuários) virtualizados possam acessar recursos variados do computador servidor, semelhante ao Terminal Service.

Seria uma explicação a grosso modo. Na empresa que estou atualmente usamos para que várias sistema desktop possam ser acessados via browser.

É pago e é uma solução para grandes empresas e DataCenters. Pode até ter alguma coisa free ou freeware, mas sinceramente só trabalhei com a versão profissional que é paga, mas vale cada centavo.
GOSTEI 2

Mais Respostas

Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

se nao estou enganado eh um software do mesmo estilo de Virtual Box, Virtual PC, etc.

A maior diferenca, eh que eh para um porte maior.

Ou seja, para fazer virtualizacao no sistema operacional Linux. rsrsr

XenServer
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Acho que acessei o site em Português, acho que é gratuito não é? tipo virtualbox, mas melhor ou ruim no sentido de consumir mais recursos da maquina?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Acredito que seja gratuito sim.

Agora se eh melhor ou não, não sei te dizer.

Acredito que ele seja para estruturas linux.

Não o conheço, do de nome mesmo, e de ver opção dele durante instalações do linux centos.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Só funciona no Linux, é isso que quis dizer?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Acredito que sim.

Mas não tenho certeza, não o conheço, no caso nunca instalei e testei, essas coisas.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Ah tudo bem Alex.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Como não o conheço, não tenho como ajudar.

Acredito que o canal da boson treinamentos, no YouTube, tenha vídeo aula dele.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Vou procurar lá Alex, Obrigado.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Disponha!!!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Na Boson Treinamentos, tem 9 video aulas sobre ele. Jothaz, se for pago complica para estudar mas vou ver algumas video aulas e conseguir essas informações.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

18/09/2015

Me pareceu meio surreal o que entendi desse sistema!
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Me pareceu meio surreal o que entendi desse sistema!

Ainda tentando entender, rsrsrs.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Carlos, procura o canal Boson Treinamentos, lá tem um mini curso.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Procurem apostilas xen server no google, muitos trabalhos.
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

18/09/2015

Procurem apostilas xen server no google, muitos trabalhos.

Achei tutoriais apenas.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Eh isso aí Jothaz, sempre com ajudas excelentes.

Obrigado!!!
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

18/09/2015

Obrigado!!!

Foi a explicação mais simples que achei, então espero que possa ajudar a esclarecer o assunto.

Deixe-me descrever um cenário real que talvez possa ajudar no entendimento. Imagine que sua empresa trabalhe com construção e você tenha ao longo dos anos desenvolvido vário sistema Cliente/Servidor Desktop para gerenciar suas obras. Então você teria um sistema de: orçamento, acompanhamento, painel financeiro e fechamento das obras. Todos eles integrados aos outros sistema da empresa: folha de pagamento, financeiro, contábil, planejamento estratégico e etc. Só que você tem umas 15.000 máquina na rede acessando estes sistemas e distribuir e instalar correções e melhoramentos dá o maior trabalho.

Uma saída seria reescrever este sistemas para Web e gasta muito tempo, dinheiro e conviver com os bugs que surgirão da migração. É trabalhoso e vai custar muito investimento, sendo que você já investiu.

Outra saída é utilizar o Citrix, onde você instala no servidor virtual todos os sistemas e permite que todos na rede acessem e rodem o sistemas instanciados nas máquinas locais. Assim toda a rede acessa e para efetuar as correções e melhorias só é preciso fazê-lo no ambiente do servidor virtual, como seria na Web. Então a grosso modo seria como o Terminal Service ou outro acesso software de acesso remoto. Só que devidamente integrado a sua rede e AD.

Claro que vai haver um gasto com a solução e não é barato, mas em vista do beneficio vale cada centavo.

Tentando resumir o Citrix seria um servidor virtual profissional.
GOSTEI 1
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Obrigado!!!

Esqueci de agradecer ao Jothaz pela resposta!
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Entendi.

Já "usei" o citrix, mas isso faz muito tempo.

A uns dez anos tive contato com o TS, e de lá para cá venho usando.

Atualmente onde trabalho usamos o ts integrado com o AD, e está tudo num data center na nuvem.

Foram uma das melhores coisas que fizemos. Rsrsrs

Obrigado mais uma vez pela explicação.

Abraço.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Apenas vi na pratica como funciona, assim fica até melhor de entender, uma maquina estava com o Xen Server e nele as maquinas virtuais, em outras maquinas acessamos essas vm´s em em funcionamento, todos os recursos: memoria, processador são usados na maquina em que o Xen Server atua, correto?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Acredito que sim.

Pensando que esta seguindo a mesma estrutura que o TS.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Mas é mais viavel ter duas maquinas fisicas para treinar. agora fiquei na duvida se posso virtualizar esse servidor de virtualização.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

nao vejo problemas.

o problema no caso sera os recursos de hardware e tal, do resto nao tem problemas. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Por isso acho melhor usar uma segunda maquina fisica mesmo, para ser esse servidor de virtualização.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

O Xen é um software para virtualização Cloud em servidores dedicados. Pertence a Citrix e é gratuito.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

O Xen é um software para virtualização Cloud em servidores dedicados. Pertence a Citrix e é gratuito.

Obrigado tambem Ricardo.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

Obrigado!!!

Foi a explicação mais simples que achei, então espero que possa ajudar a esclarecer o assunto.

Deixe-me descrever um cenário real que talvez possa ajudar no entendimento. Imagine que sua empresa trabalhe com construção e você tenha ao longo dos anos desenvolvido vário sistema Cliente/Servidor Desktop para gerenciar suas obras. Então você teria um sistema de: orçamento, acompanhamento, painel financeiro e fechamento das obras. Todos eles integrados aos outros sistema da empresa: folha de pagamento, financeiro, contábil, planejamento estratégico e etc. Só que você tem umas 15.000 máquina na rede acessando estes sistemas e distribuir e instalar correções e melhoramentos dá o maior trabalho.

Uma saída seria reescrever este sistemas para Web e gasta muito tempo, dinheiro e conviver com os bugs que surgirão da migração. É trabalhoso e vai custar muito investimento, sendo que você já investiu.

Outra saída é utilizar o Citrix, onde você instala no servidor virtual todos os sistemas e permite que todos na rede acessem e rodem o sistemas instanciados nas máquinas locais. Assim toda a rede acessa e para efetuar as correções e melhorias só é preciso fazê-lo no ambiente do servidor virtual, como seria na Web. Então a grosso modo seria como o Terminal Service ou outro acesso software de acesso remoto. Só que devidamente integrado a sua rede e AD.

Claro que vai haver um gasto com a solução e não é barato, mas em vista do beneficio vale cada centavo.

Tentando resumir o Citrix seria um servidor virtual profissional.

Hã?
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

O XenServer que eu conheço é o CITRIX é um servidor de acesso virtual. Por exemplo: você tem um aplicação desktop (Java, .net ou qualquer outra) ou mesmo um software como o pacote Office você pode disponibilizar na rede para todos os usuários do domínio. Então faz-se a mágica de transforma algo que roda local com se fosse Web e pode ser acessado via browser.

Seria uma interface virtual que permite autenticação no domínio, para que os clientes (usuários) virtualizados possam acessar recursos variados do computador servidor, semelhante ao Terminal Service.

Seria uma explicação a grosso modo. Na empresa que estou atualmente usamos para que várias sistema desktop possam ser acessados via browser.

É pago e é uma solução para grandes empresas e DataCenters. Pode até ter alguma coisa free ou freeware, mas sinceramente só trabalhei com a versão profissional que é paga, mas vale cada centavo.

????
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Oi Ricardo, o que houve?
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Realmente é uma ferramenta fantastica, mas acho que vão limitar apenas ao uso de maquinas virtuais mesmo.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

Realmente é uma ferramenta fantastica, mas acho que vão limitar apenas ao uso de maquinas virtuais mesmo.

A questão não é "limitar", o Xen é uma ferramenta de virtualização e nada mais além disso.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

Oi Ricardo, o que houve?

Creio que você se equivocou nas suas explicações...
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Na minha ultima resposta que eu me equivoquei? Pensava que fosse usada para algo a mais, então Xen Server é o lado profissional da virtualização?
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

18/09/2015

Na minha ultima resposta que eu me equivoquei? Pensava que fosse usada para algo a mais, então Xen Server é o lado profissional da virtualização?

Nossa que bagunça esse post! Aqui pra mim está tudo fora de ordem!

Não estava falando sobre você, mas sim sobre a postagem do Jothaz que no caso, tem algumas informações que não nenhuma referência ao tipo de aplicação que é o Xen.

Vamos esperar ele postar novamente aqui.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

eh uma ferramenta profissional tbm, assim como a VMWare, MS, entre outras.

GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Duas paginas para o post ficou meio estranho e confuso!

Bom Ricardo, vamos aguardar, pensei que fosse algo que escrevi.
Alex, estou achando bem legal conhecer, a instalação apartir do cliente e tudo vai para o servidor.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

oi Edvaldo, nao entendi muito bem.

Mas se entendi certo, nao vai tudo para o servidor a partir do cliente.

Vc tem um servidor com essa aplicacao, e nela vc cria as suas maquinas virtuais, assim como no virtual box, por exemplo, exemplo bem grosseiro eu sei. rsrsr, e entao vc possiblita uma conexao para essa maquina virtual e vc a opera como se fosse um micro.

eh o que estao fazendo hj quase todos os provedores de servicos de internet, vendendo servidores na nuvem.

P.S.: tambem nao gostei dos posts divididos em paginas, ficou muito ruim e trabalhoso a leitura. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Para tentar finalizar o entendimento, kkkkk, eu uso o client do xen server para fazer a instalação(com tudo configurado para o servidor), faço a instalação do Windows Server por exemplo, ele direto para o servidor, estou correto?!?
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

Edvaldo, me confundiu cara. kkkkk

Mas eu honestamente nao conheco nao sei como ajudar nesse caso, o meu conhecimento eh basicamente teorico. rsrsr
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

Pelo menos eu entendi assim e vi funcionando. kkk, eu espero que essa minha tentativa de explicação seja coerente.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/09/2015

entendi oque vc esta querendo.

infelizmente nao conheco o esquema.

Desculpe nao poder ajudar mais. rsrs
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

18/09/2015

entendi oque vc esta querendo.