FTP PHP : Download de arquivo

Neste Artigo será mostrando um exemplo de como funciona e como fazer download de um arquivo do FTP com PHP.

Neste artigo explicarei como fazer o download de arquivo via FTP.

Para iniciar fiz uma listagem de todos os arquivos cadastrados em meu banco de dados, já com o link para o download como na imagem a baixo:

Como estou fazendo uma consulta no banco de dados o resultado vai vir de um record set ficando assim a tabela:

Área Tipo Materila Titulo Link Opções
^ | X

A parte sublinha é a parte do link. Neste link será direcionado para minha página "baixar.php" com o parâmtro "file=o nome do arquivo". Agora vamos colocar como funciona o arquivo "baixar.php" pois é ele é responsável por fazer o Download.

Código comentado:

$pasta = 'ftp'; //nome da pasta no seu FTP, onde os arquivos foram guardados if(isset($_GET['file']) && file_exists("{$pasta}/".$_GET['file'])) { $file = $_GET['file']; // variável que pega o nome do arquivo que deseja fazer o download $type = filetype("{$pasta}/{$file}"); //pega o tipo do arquivo que deseja fazer o download $size = filesize("{$pasta}/{$file}"); // pega o tamanho do arquivo header("Content-Description:File Transfer"); //descriptografando para fazer o download header("Content-Type:($type)"); // pegando o tipo header("Content-lenght:($size)"); // pegando o tamanho header("Content-Disposition: attachment; filename=$file"); //verificando e inicializando o downlaod readfile("{$pasta}/{$file}"); //fazendo o download exit; // saindo }
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados