Google AdMob: Monetizando seu aplicativo Android

Veja nesse artigo como monetizar seu aplicativo Android com o Google AdMob, uma plataforma do Google na qual você pode gerar receita através de anúncios.

O Google AdMob é uma plataforma do Google na qual você pode gerar receita através de anúncios de vários anunciantes espalhados pelo mundo todo e pode promover seu aplicativo Android para vários usuários de smartphones ou tablets.

Sugerimos o nosso curso de Android SDK, para que o leitor aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre o desenvolvimento na plataforma Android.

Criando um anúncio

Para criar o seu anúncio, seu aplicativo deve estar publicado no Google Play. Tenha atenção ao adicionar um aplicativo, pois não será possível remove-lo depois.

Para criar seu bloco de anúncios siga os passos abaixo:

  1. 1 - Acesse o endereço https://apps.admob.com
  2. 2 - Clique em "Gerar receita"
  3. 3 - Clique em "Adicionar aplicativo" caso não tenha nenhum aplicativo adicionado, ou em "Gerar receita com um novo aplicativo" caso já tenha algum aplicativo adicionado. Veja como fica na Figura 1.

    Figura 1.
    Selecionando aplicativo para gerar receita com anúncios
  4. Selecione o formato do bloco de anúncios, conforme mostra a Figura 2;

    Figura 2.
    Selecionando o formato do bloco de anúncios
  5. Clique em salvar;
  6. Verifique o Id do anúncio. Esse Id será necessário para fazer a integração. Observe onde ele fica na Figura 3.

    Figura 3. Id do bloco de anúncios

SDK do Google AdMob

Para baixar a SDK do Google AdMob é preciso baixar a SDK do Android. Acesse http://developer.android.com/sdk/index.html para fazer o download.

Adicionando os pacotes da SDK do Google AdMob

Para adicionar os pacotes, abra o Android SDK Manager e selecione:

Observe a seleção na Figura 4.

Figura 4. Android SDK Tools

Em seguida, marque a última versão disponível: SDK Platform

Na Figura 5 temos a imagem para o emulador ARM EABI v7a System Image.

Figura 5. Última versão disponível

Marque também a API do Google Play services, Google Repository e Google Play services, conforme mostra a Figura 6.

Figura 6. API Google Play services

Mais informações de como adicionar os pacotes necessários podem ser obtidas nesse link: https://developer.android.com/sdk/installing/adding-packages.html

Importando a API do Google Play services para o seu workspace

A API do Google Play services deve estar no seu workspace atual, caso contrário, não irá funcionar.

Para importar a API do Google Play services para o seu workspace, você primeiro deve clicar com o botão direito do mouse na aba Package Explorer e selecione "import...", conforme mostra a Figura 7.

Figura 7. Importando a API Google Play services

Na tela que vai ser abrir, selecione a opção "Existing Android Cod Into Workspace", conforme ilustra a Figura 8.


Figura 8. Selecionando a opção Existing Android Cod Into Workspace

Em seguida, na tela que vai ser abrir, clique em "Browse..." e navegue até o diretório " \extras\google\google_play_services\libproject\google-play-services_lib">, conforme mostra a Figura 9.

Marque a opção "Copy projects into workspace" e clique em "Finish".

Figura 9. Finalização do processo de importação da API

Seguindo os passos acima, a API do Google Play vai aparecer no seu workspace.

Integrando o AdMob ao seu projeto: Requisitos básicos do projeto

A SDK dos anúncios funciona na versão 2.3 ou superior do Android, mas é necessário compilar na versão 3.2 ou superior.

Veja na Figura 10 a configuração mínima para android:minSdkVersion e android:targetSdkVersion.

Figura 10. Configuração mínima para android:minSdkVersion e android:targetSdkVersion

Agora, para utilizar o SKD, adicione uma referência ao seu projeto para a "Google Play services lib", conforme mostra a Figura 11.

Figura 11. Referência da API adicionada ao projeto

Em seguida, adicione a tag meta-data no arquivo AndroidManifest.xml, conforme o código da Listagem 1. Esta tag deve estar dentro da tag "".

Listagem 1. tag meta data

<meta-data android:name="com.google.android.gms.version" android:value="@integer/google_play_services_version"/>

Declare a Activity com.google.android.gms.ads.AdActivity no arquivo AndroidManifest.xml, conforme mostra o código da Listagem 2.

Listagem 2. Activity AdActivity

<activity android:name="com.google.android.gms.ads.AdActivity" android:configChanges="keyboard|keyboardHidden|orientation|screenLayout|uiMode|screenSize|smallestScreenSize"/>

Adicione também as permissões de acesso a rede, conforme mostra a Listagem 3 abaixo.

Listagem 3. Permissões de rede

<uses-permission android:name="android.permission.INTERNET"/> <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE"/>

Veja na Listagem 4 abaixo o arquivo AndroidManifest.xml completo.

Listagem 4. Arquivo AndroidManifest.xml

<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android" package="com.admob" android:versionCode="1" android:versionName="1.0" > <uses-sdk android:minSdkVersion="17" android:targetSdkVersion="18" /> <uses-permission android:name="android.permission.INTERNET"/> <uses-permission android:name="android.permission.ACCESS_NETWORK_STATE"/> <application android:allowBackup="true" android:icon="@drawable/ic_launcher" android:label="@string/app_name" android:theme="@style/AppTheme" > <meta-data android:name="com.google.android.gms.version" android:value="@integer/google_play_services_version"/> <activity android:name=".MainActivity" android:label="@string/app_name" > <intent-filter> <action android:name="android.intent.action.MAIN" /> <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" /> </intent-filter> </activity> <activity android:name="com.google.android.gms.ads.AdActivity" android:configChanges="keyboard|keyboardHidden|orientation|screenLayout|uiMode|screenSize|smallestScreenSize"/> <activity android:name=".BannerActivity"></activity> </application> </manifest>

Adicionando um banner na sua Activity

Para adicionar um banner você vai precisar seguir os seguintes passos:

Veja na Listagem 5 abaixo uma activity exibindo um banner.

Listagem 5. Arquivo AndroidManifest.xml

package com.admob; import com.google.android.gms.ads.*; import android.app.Activity; import android.os.Bundle; import android.widget.LinearLayout; public class BannerActivity extends Activity { private AdView adView; private final String ANÚNCIO_ID = "Coloque o Id do seu anúncio aqui"; @Override protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) { // TODO Auto-generated method stub super.onCreate(savedInstanceState); setContentView(R.layout.banner_activity); // Criando o AdView. adView = new AdView(this); adView.setAdUnitId(ANÚNCIO_ID); adView.setAdSize(AdSize.BANNER); // Recuperando o layout onde o anúncio vai ser exibido LinearLayout layout = (LinearLayout)findViewById(R.id.bannerLayout); // Adicionando o AdView no layout. layout.addView(adView); // Fazendo uma requisição para recuperar o anúncio. AdRequest adRequest = new AdRequest.Builder().build(); // Adicionando a requisição no AdView. adView.loadAd(adRequest); } @Override protected void onPause() { //Pausando o AdView ao pausar a activity adView.pause(); super.onPause(); } @Override protected void onResume() { super.onResume(); //Resumindo o AdView ao resumir a activity adView.resume(); } @Override protected void onDestroy() { //Destruindo o AdView ao destruir a activity adView.destroy(); super.onDestroy(); } }

Veja na Figura 12 abaixo o resultado final.

Figura 12. Banner sendo exibido no aplicativo

Solicitação de anúncios de teste

Quando estiver testando seu aplicativo, para evitar que o mesmo envie falsas impressões para o Google, você pode utilizar o método addTestDevice passando o Id do seu dispositivo. Veja na Listagem 6 como fica o código.

Listagem 6. Passando o Id do dispositivo

AdRequest adRequest = new AdRequest.Builder() .addTestDevice("Id do seu dispositivo") .build();

Você encontra o Id do seu dispositivo na saída do LogCat com hash MD5, conforme a Figura 13 abaixo.

Figura 13. Exibido o Id do dispositivo no LogCat

Controle de anúncios para crianças

Caso queira que seu aplicativo exiba conteúdo somente para crianças, você pode utilizar o método tagForChildDirectedTreatment passando o valor true, conforme mostra a Listagem 6.

Listagem 6. Tratando o conteúdo a ser exibido nos anúncios

AdRequest adRequest = new AdRequest.Builder() .tagForChildDirectedTreatment(true) .build();

Segmentação dos anúncios

Você pode exibir anúncios específicos de acordo com o público do seu aplicativo. Observe como fica o código na Listagem 7.

Listagem 7. Segmentando os anúncios

AdRequest adRequest = new AdRequest.Builder() .setGender(AdRequest.GENDER_FEMALE) .setBirthday(new GregorianCalendar(1996, 1, 1).getTime()) .build();

Nesse artigo vimos de maneira simples como monetizar seu aplicativo com o Google AdMob e com isso poder contar com uma nova forma de ganhar dinheiro com o seu aplicativo.

Espero ter ajudado. Abraço.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados