Introdução ao MySQL

Veja neste artigo uma breve apresentação e introdução ao Sistema Gerenciador de Banco de Dados relacional MySQL, um dos mais utilizados atualmente.


Figura 1: Logomarca do MySQL

Introdução ao MySQL

Neste artigo teremos como objetivo conhecer um pouco sobre MySQL, que é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) relacional, que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language, ou traduzindo, Linguagem de Consulta Estruturada). MySQL também é multiusuário e multitarefas.

Este SGBD inicialmente foi desenvolvido para trabalhar com projetos de pequeno e médio porte, com a capacidade de suportar por volta de cem milhões de registros em cada tabela, podendo chegar ao tamanho médio de aproximadamente cem megabytes por tabela, entretanto, esses eram os tamanhos recomendados nas primeiras versões. Porém, hoje em dia o MySQL ultrapassa extraordinariamente esses limites e capacidades das versões anteriores.

MySQL é conhecido por ser de fácil utilização, e usado por empresas que trabalham com grandes volumes de dados, tais como, NASA, Bradesco, HP, Sony entre outras grandes empresas de renome. Possui uma interface extremamente simples e é compatível com grande parte dos sistemas operacionais. Podemos dizer que essas são duas das grandes características que fazem o MySQL ser tão utilizado atualmente e estar em constante crescimento.

Mesmo sendo um dos bancos de dados mais utilizando em todo o mundo, MySQL continua em constante desenvolvimento, com atualizações frequentes.

Compatibilidade

MySQL é compatível com a maioria dos sistemas operacionais existentes atualmente no mercado. Pelo fato de ser desenvolvido em C e C++, isso faz com que seja extremamente fácil sua acessibilidade entre os diversos sistemas operacionais. Vejamos alguns desses sistemas.

Licença

O MySQL é de Código Aberto (Open-Source), desenvolvido e distribuído sob as licenças GNU/GLP (General Public Licence, ou traduzindo, Licença Publica Geral), q qual determina o que se pode ou não fazer à ferramenta e demais recursos. Além do programa, o seu código-fonte também é disponibilizado para que qualquer usuário possa edita-lo de forma que atenda suas necessidades.

Os princípios básicos da licença GNU/GLP são:

Características

Conclusão

Neste artigo concluímos que o MySQL é um excelente banco de dados para ser utilizado em aplicações que trabalham com grandes volumes de dados, além de ser compatível com diversos sistemas operacionais e que vem em constante evolução ao decorrer de cada nova versão lançada. Espero que o tema tenha sido do agrado e compreensão de todos os leitores. Fiquem à vontade para deixar suas opiniões, criticas, duvidas e sugestões.

Um grande abraço a todos e até mais.

Sites relacionados

Confira também

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados