Introdução ao VisuAlg

Veja neste artigo uma breve apresentação da ferramenta VisuAlg, um editor e interpretador de pseudocódigos escritos em português estruturado, bastante utilizado por quem está aprendendo lógica de programação.

É uma ferramenta na qual pode-se simular pseudocódigos, podemos dizer que é a interpretação de uma linguagem algorítmica, utilizando comandos e instruções em Português para representar as ações dos algoritmos, também conhecida como Portugol ou Português Estruturado.

O Portugol é uma versão portuguesa dos pseudocódigos que são realizados nos exemplos dos livros de introdução à programação ou lógica.

Instalação VisuAlg

Primeiramente devemos baixar o programa e seguir os passos demonstrados neste artigo.

Após baixar o arquivo execute-o, conforme a Figura 1.

A Tela Principal

Confira a tela principal do VisuAlg na Figura 1.

Figura 1. Tela Principal do VisuAlg

Barra de Tarefas Padrão

Na Figura 2 vemos o local onde tem os comandos mais utilizados, sendo possível acessá-los pelo menu ou pelos atalhos do teclado.

Figura 2. Barra de Tarefas

Teclas de Atalho

Barra de Tarefas para desenvolvimento

Na Figura 3 vemos os botões para desenvolvimento, bem como a descrição deles a seguir.

Figura 3. Botões para desenvolvimento

Práticas

No exemplo da Listagem 1 simulamos a entrada dos salários digitados onde o programa gerará a saída esperada. Digite o pseudocódigo e após isso aperte a tecla de atalho F9 (executar o pseudocódigo).

algoritmo "salario" // Seção de Declarações var sal:real i,contador:inteiro inicio // Seção de Comandos i<-0; contador<-0; para i de 1 ate 5 passo 1 faca escreva("Digite o salario do funcionário ",i, ": ") leia (sal) se sal>500 entao contador<-contador+1 fimse fimpara escreval(contador, " Funcionários recebem salários superiores a R$ 300,00." ) fimalgoritmo
Listagem 1. Pseudocódigo “salario”

Logo após ter executado o pseudocódigo, deve aparecer uma tela parecida com a Figura 4, onde terá que inserir alguns valores e pressionar a tecla “Enter”.

Figura 4. Resultado do pseudocódigo descrito na Listagem 1

Agora temos na Listagem 2 e Figura 5 um exemplo da geração de uma média de uma aluno. Lembre-se após a inserir o psedocódigo aperte a tecla “F9” para rodá-lo.

algoritmo "Média" var Media, P1, P2, P3, P4: real inicio Escreva("Digite a nota 1: ") Leia (P1) Escreva("Digite a nota 2: ") Leia (P2) Escreva("Digite a nota 3: ") Leia (P3) Escreva("Digite a nota 4:") Leia (P4) Media <- (P1 + P2 + P3 + P4) / 4 Se (Media >= 7) entao Escreval (Media," Aluno Aprovado!") Senao Escreval (Media," Aluno Reprovado!") Fimse fimalgoritmo
Listagem 2. Pseudocódigo “Media”
Figura 5. Resultado do pseudocódigo descrito na Listagem 2

No exemplo da Listagem 3 será simulado a medida da temperatura.

Algoritmo "Celsius" Var F,C:REAL Inicio ESCREVAL ("Colocar a temperatura em Fahrenheit") LEIA (F) C <- (F-32)*(5/9) ESCREVAL ("Conversor de Temperatura") ESCREVAL ("A temperatura é ",C, " Graus Celsius") Fimalgoritmo
Listagem 3. Medida da temperatura
Figura 6. Resultado do pseudocódigo descrito na Listagem 3

Vamos trabalhar um pouco com condições e vetores, neste caso o que conhecemos como for no VisuAlg é para. Neste exemplo da Listagem 4 e Figura 7 mostramos um algoritmo que recebe o nome e as notas de um grupo de três alunos e no final emite um relatório contendo uma lista de classificação por nota.

Algoritmo "condicaoNotas" Var nome:vetor [1..3] de caracter nota:vetor [1..3] de inteiro A,x,B:inteiro C:caracter Inicio para A <- 1 ate 3 passo 1 faca escreva ("Nome do Aluno: ") leia (nome[A]) escreva ("Nota do Aluno: ") leia (nota[A]) Fimpara para A de 1 ate 3 faca para B de A + 1 ate 3 faca se (nota[A] < nota[B]) entao X <- nota[A] C <- nome[A] nota[A] <- nota[B] nome[A] <- nome[B] nota[B] <- X nome[B] <-C fimse fimpara fimpara escreval ("Nota decrescente:") para A de 1 ate 3 faca escreval (" Nome: ",nome[A]," Nota: ",nota[A]) fimpara Fimalgoritmo
Listagem 4. Pseudocódigo “condicaoNotas”
Figura 7. Resultado do pseudocódigo descrito na Listagem 4

No exemplo da Listagem 5 e Figura 8 é feito um algoritmo que recebe uma matriz 4 por 3 e multiplica os elementos da terceira coluna por uma constante X, que é lida e depois é exibida a matriz que foi modificada.

Algoritmo "matriz" Var A,B,C:inteiro tabela:vetor [1..4,1..3] de inteiro Inicio escreval ("Entre com X:") leia (C) para A de 1 ate 4 faca para B de 1 ate 3 faca leia (tabela[A,B]) fimpara fimpara para A de 1 ate 4 faca escreval (tabela[A,1],tabela[A,2],tabela[A,3]) fimpara para A de 1 ate 4 faca tabela[A,3]<- C * tabela[A,3] fimpara escreval ("Resultado da multiplicação da coluna 3 pelo número X que é: ",C) para A de 1 ate 4 faca escreval (tabela[A,1],tabela[A,2],tabela[A,3]) fimpara Fimalgoritmo
Listagem 5. Psedocódigo “matriz”
Figura 8. Resultado do pseudocódigo descrito na Listagem 5

Conclusão

Foram mostrado alguns exemplos de pseudocódigos no VisuAlg que é uma ferramenta para quem está começando a programar e aprender mais sobre a construção da lógica dos programas.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

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