News Mobilidade

Novo chip sem fio da Airgo é mais veloz que Wi-Fi.

Novo chip sem fio da Airgo é mais veloz que Wi-Fi

 

Fonte: Terra

 

A Airgo Networks, empresa de capital fechado, informou hoje que desenvolveu chips sem fio mais de quatro vezes mais velozes que o padrão Wi-Fi, uma tecnologia de comunicação wireless em curta distância que permite acesso à Web por laptops em casas, escritórios e locais públicos.

Os chips devem melhorar as redes domésticas sem fio e no futuro podem eventualmente permitir que os consumidores conectem aparelhos de TV e vídeo em qualquer parte da casa.

De acordo com analistas, os chips também colocam a Airgo bem à frente de fornecedores de componentes Wi-Fi como a Atheros Communications, a Broadcom e a Intel, que ajudaram a popularizar o Wi-Fi ao incluir a tecnologia em laptops.

O analista sênior Bob Wheeler, do Linley Group, disse que os chips podem prejudicar especialmente a Atheros, que concorre mais de perto com a Airgo, fabricando dispositivos duas vezes mais rápidos que o padrão Wi-Fi. "Isso prejudicará a capacidade da Atheros de crescer e faturar mais, porque a Airgo agora tem o produto de mais elevado desempenho no mercado", comentou.

A Airgo, que já vende seus chips de gerações anteriores através da divisão Linksys da Cisco Systems e por outros distribuidores, é pioneira de uma tecnologia conhecida pela sigla MIMO, que aumenta a velocidade de transferência de dados por meio do envio simultâneo de sinais de rádio por três antenas.

A empresa espera que seus mais recentes chips, rivais do padrão Wi-Fi mas ainda assim capazes de trabalhar em uma rede Wi-Fi, estejam à venda antes do final do ano em produtos como placas de comunicação sem fio para computadores.

O presidente-executivo da Airgo, Greg Raleigh, espera que a demanda inicial venha de consumidores que usam conexão sem fio com a Internet em seus laptops mas esperam por velocidade mais alta antes de substituírem as conexões com fio dos computadores pessoais que têm em suas casas.

Os novos chips, cuja produção custa 15% menos que a linha anterior da Airgo, também podem permitir que certas redes sem fio superem em desempenho as redes com fio, segundo Raleigh. Diversos fabricantes planejam produtos com os novos chips, segundo ele.

 


 Guinther Pauli – Redação DevMedia / Portal Web Mobile

Artigos relacionados