Noticias WebMobile
Intel cobrirá cidades com redes wireless.
Intel cobrirá cidades com redes wireless
Fonte: Terra / IDG Now!
A Intel apresentou nesta quinta-feira (18/08) o seu projeto de implantar redes wireless que cubram todo o perímetro urbano em diversos municípios ao redor do mundo. Ao todo serão 13 cidades contempladas com o projeto-piloto, incluindo uma no Brasil, que prevê o uso das tecnologias Wi-Fi e WiMax.
Em conjunto com a Intel, trabalham na iniciativa as empresas Cisco, Dell, IBM, SAP e outros 16 parceiros, como o provedor de serviços wireless Alvarion, a fabricante de softwares de segurança para redes sem fio Check Point e a operadora de telecomunicações British Telecom.
Segundo a Intel, o objetivo é oferecer acesso à web para todos os habitantes das cidades, melhorar serviços públicos e também aplicações mais específicas, como uma revolução tecnológica em serviços de emergência, por exemplo.
Prefeitos das cidades participantes da iniciativa sugerem ainda que as redes sem-fio espalhadas pela cidade permitiriam a inovação em diversos serviços simples, como a coleta automática de dados do uso de água, energia elétrica, gás e até correios.
A cidade de Taipei, capital da ilha de Taiwan, já provê acesso sem-fio a estudantes para que eles criem o costume de praticar cursos de e-learning. Para o final do ano, o prefeito Ma Ying-Jeou planeja cobrir até 90% da cidade com redes Wi-Fi e WiMax.
Entretanto, a idéia já enfrenta oposição de algumas partes que não se interessam pelo projeto. No final do ano passado, a cidade norte-americana da Filadélfia entrou em acordo com o provedor Verizon, permitindo que a iniciativa wireless fosse adiante.
A Verizon, porém, se opõe à idéia de que cidades ofereçam serviços pagos de acesso, já que não seria uma competição justa. A empresa argumenta que municipalidades não pagam impostos e podem usar dinheiro público para financiar projetos.
Além da Filadélfia, fazem parte do projeto da Intel as cidades de Cleveland, Corpus Christi, Portland (as três nos EUA), Taipe (Taiwan), Mangaratiba (RJ - Brasil), Dusseldorf (Alemanha), Gvor (Hungria), Jerusalém (Israel), Mônaco, Seul (Coréia do Sul), Osaka (Japão) e Westminster (região da cidade de Londres, Inglaterra).
Intel vai às compras
A companhia anunciou ainda na quarta-feira (17/08) a aquisição da Sarvega, empresa de aplicações de redes baseadas em linguagem XML (eXtensible Markup Language), por uma quantia não divulgada.
A empresa norte-americana fabrica aplicações (em software e hardware) para que clientes possam compartilhar informações dentro de seus ambientes corporativos utilizando apenas soluções em XML.
A Intel, no entanto, não revelou se a aquisição da Sarvega tem alguma relação com o projeto de redes wireless.
Stephen Lawson e Grant Gross - IDG News Service, EUA
Guinther Pauli – Redação DevMedia
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo