Perl

Perl é uma família de duas linguagens de programação multiplataforma, Perl 5 e Perl 6. Originalmente, Perl foi desenvolvida por Larry Wall em 1987; desde então, a linguagem passou por muitas atualizações e revisões até chegar à versão Perl 5 em 1994.

Existem, hoje, dezenas de linguagens de programação com as mais diversas finalidades e especialidades. Porém, podemos contar nos dedos linguagens open source que chegaram ao grau de amadurecimento e versatilidade que o Perl chegou. Desenvolvida por Larry Wall para facilitar os trabalhos do Laboratório de Jatos Propulsores da NASA , recebeu ao longo dos anos contribuições valiosas de diversos desenvolvedores e passou do estado de uma simples linguagem de Extração e Relatórios para uma das mais poderosas – se não a mais –linguagem open source de propósito genérico. Desde a simples tarefa de encontrar expressões em textos longos até a criação de e-commerce ou mesmo a criação dinâmica de imagens. Também utilizada hoje em bio-informatica para processar as complexas informações das cadeias de DNA, Perl é a linguagem escolhida por milhares de desenvolvedores, administradores de sistemas e webmasters para facilitar seus trabalhos.

Os motivos que levam a esta popularidade do Perl são diversos. Não digo popularidade no sentido do marketing , pois você não verá grandes propagandas ou portais sobre Perl como vê com os produtos da Microsoft. Mas sim uma popularidade prática. Uma popularidade entre os profissionais que seguem a filosofia moderna das empresas: “Faça mais com menos”. E o menos, neste caso, são dinheiro e tempo. A lista de características que conferem a fama do Perl e motivam o seu aprendizado são:

Quem usa o Perl:

del.icio.us

Description: Social Bookmarking

Perl Framework: Mason

EditGrid

Description: Online Spreadsheets

Perl Framework: Catalyst

HiveMinder

Description: To Do Lists

Perl Framework: Jifty

IUseThis

Description: App Lists

Perl Framework: Catalyst

MighTyV

Description: TV/Radio Listings

Perl Framework: Catalyst

Vox

Description: Blogging site by Six Apart

Perl Framework: Catalyst

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados