PHP Yii Framework

Veja nesse artigo como funciona o framework PHP Yii framework, a ferramenta que dá um amplo suporte para os desenvolvedores php nas mais diversas tarefas.

Neste artigo será apresentado um framework PHP que, embora não seja muito popular, é muito prático, fácil e eficiente para criar aplicações Web simples ou robustas. O Yii Framework é um excelente concorrente aos mais utilizados atualmente no mercado. Através do suporte às mais atuais tecnologias do mercado, o Yii vem crescendo de forma gigantesca no mundo dos desenvolvedores de sistemas escritos em PHP. Veja como funciona esta excelente ferramenta que dá um amplo suporte para os desenvolvedores.

Nota: No momento da criação deste artigo, a versão estável do Yii é a 1.1 . Embora seja possível realizar o download da versão 2, esta encontra-se em fase beta.

Um pouco sobre Yii

A palavra Yii é um acrônimo para “Yes, It Is”, que em tradução livre para o português significa “Sim, isto é”. Como diz o próprio nome do framework, são oferecidas ao desenvolvedor soluções rápidas e eficientes de acordo com o domínio (cenário) da sua aplicação. A proposta deste framework é fazer aplicações Web robustas e complexas, de uma forma fácil, intuitiva, poupando tempo e recursos valiosos do servidor. O Yii oferece uma grande experiência de desenvolvimento para o programador e uma boa usabilidade da aplicação para os usuários finais.

O Yii é open-source ou código aberto e é escrito totalmente na versão 5 da linguagem PHP, e por isso pode utilizar-se de todos os recursos de organização e praticidade da Orientação a Objetos, implementada no PHP 5. O Yii também traz consigo a arquitetura MVC na construção dos seus projetos, um dos fatores cruciais para a promoção de uma excelente experiência ao desenvolvedor. Sua estrutura de arquivos e pastas é muito bem organizada, bem como separa claramente o core do framework com o core da aplicação.

Além disso, o Yii possui suporte para todas as tecnologias utilizadas atualmente no mercado, no Front-End suporta HTML5, CSS3, Bootstrap (através da extensão Yii bootstrap), jQuery, entre outros. Enquanto que no Back-End suporta os bancos de dados PostGreSQL, MySQL , SQLite (nas versões 2 e 3), Microsoft SQL Server e Oracle.

Outro ponto a favor deste framework é a forma como ele trata o banco de dados do projeto. A classe CActiveRecord é a classe principal que representa todos os dados relacionais e não relacionais do banco de dados, ela possui atributos e métodos que realizam consultas ao banco. Dessa forma ela facilita a semântica e a legibilidade do código-fonte, uma vez que chamando métodos que realizam consultas SQL torna mais legível o seu código em vez de inserir inúmeras querys SQL nele.

Vale destacar a forma com a qual o Yii auxilia o desenvolvedor. O Gii, por exemplo, é um pequeno script que facilita, e muito, na criação de models, controllers e CRUD's. Há também a possibilidade da criação de widgets e extensões do framework que proporciona a máxima personalização da sua aplicação.

Criando a primeira aplicação: Hello World!

Para a realização destes passos será usado o sistema operacional Linux, com a distribuição Ubuntu, versão 14.04 LTS, tema Macbuntu aplicado. Os passos são muito semelhantes tanto no Linux quanto no Windows. Quando houver alguma diferença entre os sistemas operacionais será explicado como é feito nos dois sistemas.

Instalando servidor Apache

Antes de seguir com o tutorial, é necessário que se tenha um servidor local instalado em seu computador. Neste caso será usado o servidor Apache.

Para isso, no Linux, abra o seu Terminal e digite o seguinte código da Listagem 1.

Listagem 1. Instalando servidor Apache Linux.

sudo apt-get install apache2

Já no Windows, basta realizar o download do XAMP, que é um pacote com os programas necessários para rodar sua aplicação web. É possível encontrá-lo em seu site oficial (https://www.apachefriends.org/download.html), executá-lo e iniciar sua instalação. O processo de instalação é simples e não exige tarefas complicadas.

Download do Software

A instalação do framework ocorre de modo simples. Através do site oficial do Yii Framework é possível realizar o download da última versão estável do projeto Yii. Também está disponível no repositório oficial da empresa o serviço no GitHub, caso o programador faça uso do controle de versões Git.

Preparando o ambiente da aplicação

Depois de baixado o arquivo, descompacte-o no diretório raiz do seu servidor Apache, conforme mostra a Figura 1.

Figura 1. Compactando o arquivo do Yii

Uma vez descompactado o arquivo, verifique se os recursos instalados em sua máquina são suficientes para rodar a sua aplicação. Para isso, acesse localhost/yii/requirements/. O resultado deve ser semelhante ao mostrado na Figura 2.

Figura 2. Testando requerimentos do Yii Framework.

Atente-se para o trecho “Conclusion”: lá estará uma mensagem apontando se o Yii Framework pode ou não rodar em seu servidor local.

Se o seu servidor estiver apto a rodar o Yii, abra o Terminal (no caso do Windows o prompt de comando) e entre na pasta do seu framework. Se o sistema operacional da máquina for Windows, é estritamente recomendado que execute o prompt de comando como administrador.

Agora execute o script Yiic para criar o seu projeto. Para isso, confira as Listagens 2 e 3.

Listagem 2. Criando projeto Yii no Linux.

sudo ./yiic webapp ../../SeuDiretorio

Listagem 3. Criando projeto Yii no Windows.

yiic webapp ../../SeuDiretorio

Digite “yes” e pressione ENTER. Confira o resultado na Figura 3.

Figura 3. Criando a primeira aplicação.

Aguarde que o Yiic crie sua aplicação. Após a sua criação será mostrada uma mensagem avisando do sucesso na criação. Confira como ficou na Figura 4.

Figura 4. Aplicação criada com sucesso.

Pronto! Agora sua aplicação está criada. Para visualizá-la acesse localhost/SeuDiretorio/ .

Preparando arquivos

Você precisará dar permissão aos arquivos e diretórios (Servidores rodando Linux). Para ter a aplicação visualizada sem problemas em seu browser é preciso realizar alguns ajustes. Primeiramente, dê permissão “escrever/ler” para o seu diretório raiz. Sem este pequeno procedimento, ocorrerão problemas na execução de seus scripts PHP, entre outros. Caso haja a utilização de um servidor local na plataforma Windows não é necessário seguir este passo, haja visto que o próprio servidor realiza estas configurações de permissão para o usuário. Confira o código de autorização na Listagem 4.

Nota: Não é aconselhável o uso do parâmetro “-R” no comando “chmod”. Entretanto, para facilitar a visualização deste artigo esse foi utilizado. Este parâmetro serve para aplicar as alterações de forma recursiva, ou seja, em todas as pastas e subpastas contidas em “SeuDiretorio”.

Listagem 4. Alterando permissão de arquivos e diretórios do Yii no Linux.

sudo chmod 777 -R SeuDiretorio

Criando pastas obrigatórias

No momento da criação do seu site, o Yii grava arquivos em diretórios pré-definidos, embora algumas pastas não sejam criadas no utilitário Yiic. Para isso, crie os diretórios “assets“ (na pasta raiz do site) e “runtime” (dentro da pasta protected), de modo que o link absoluto para estas pastas fique “SeuDiretorio/assets“ e “SeuDiretorio/protected/runtime” respectivamente.

Depois de criadas as pastas, altere a permissão dos diretórios criados. Para tal, digite o código da Listagem 4 (no Linux) ou altere as permissões do diretório normalmente pelo Windows.

Entendendo a estrutura de arquivos

Agora que sua aplicação está criada, é necessário entender como o Yii organiza e trata suas pastas e arquivos. Alguns deles foram criados separadamente para facilitar a organização da sua aplicação. Este é o caso, por exemplo, das pastas “css” e “images”. Confira na Figura 5 uma ilustração que apresenta em árvore a hierarquia da estrutura da aplicação.

Figura 5. Estrutura de arquivos.

Conheça agora algumas dessas pastas importantes:

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados