Rumo do Desenvolvimento Mobile

Veja neste artigo uma introdução aos mercado Mobile. Veja as plataformas atuais e mais utilizadas hoje em dia para este tipo de desenvolvimento que esta em um crescente avançado diariamente.

Muito se ouve falar sobre o crescimento do uso de dispositivos móveis como Celulares, smarthphones e Tablets, a disputa, entre os grandes fabricantes destes dispositivos que está cada vez mais acirrada, criando dispositivos cada vez mais potentes e os grandes fornecedores de sistemas operacionais disputando também mais uma fatia deste mercado crescente e promissor.

Dispositivos móveis respondem hoje por algo entre 10% e 15% da audiência de sites de comércio eletrônico que utilizam a plataforma da brasileira Vtex, presente em 150 empresas (conforme dados da www.mobiletime.com.br).

Esta disputa dos grandes fornecedores com os dispositivos cada vez mais potentes trazem grandes benefícios para todos, desde usuários comuns, avançados à profissionais que desenvolvem softwares.

Para os usuários porque estes tem acesso rápido a internet, aplicativos que auxiliam o dia a dia, pagamento de contas, acessos a redes sociais, GPS, foto, vídeo, som e muitos outros aplicativos, gratuitos ou pagos com valores que cabem no bolso, com facilidade e rapidez.

Para os desenvolvedores de software porque surge uma nova oportunidade de negócio, pois, a procura por aplicativos e jogos que atendam este mercado que está crescendo na mesma proporção que cresce a criação de novos dispositivos, é muito grande, mesmo para aqueles que desejam ser um desenvolvedor independente, que vai criar seu próprio aplicativo e publicá-lo em um dos canais a sua escolha.

Com as previsões de que em 2012 serão vendidos 634 milhões de smarthphones, também em 2012 serão baixados 36 bilhões de de apps no mundo, a educação já está se preparando para disponibilizar conteúdos digitais para estes dispositivos, então agregando tudo isso à deficiência de aplicativos na língua portuguesa, temos aí grandes oportunidades para desenvolvedores e mesmo aqueles que querem se tornar desenvolvedores para dispositivos móveis, até porque muitos fornecedores, destes sistemas operacionais ou plataformas, distribuem os aplicativos de desenvolvimento com licença gratuita ou GPL.

Dentre estas plataformas temos:

O Android, da Google que está sendo usada em muitos aparelhos do mercado, o SDK para desenvolvimento Android é o SDK Android que é gratuito e você baixa os pacotes relacionados às versões da plataforma a qual você quer desenvolver.

O Symbian utilizada nos dispositivos Nokia que teve grande aceitação no mercado, sendo menos utilizado hoje e mas que têm muitos usuários ativos no mercado, o SDK para desenvolvimento para o Symbian é o QtCreator adquirido pela Nokia e que tem licença comercial ou GPL conforme o tipo de utilização do usuário, você baixa apenas um pacote que tem opções para desenvolver para todas as plataformas Symbian.

O IOS da Apple também com grande utilização no mercado tem o seu Kit de desenvolvimento gratuito, mas apenas para o sistema operacional Mac OS, então aqueles que desejarem desenvolver seu aplicativos para o iPhone deverão adquirir um equipamento da Apple.

O BlackBerry mais voltado para o público corporativo, tem participação também crescente no mercado, disponibiliza o Native SDK de distribuição gratuita, com versões para Windows, Linux e Mac OS, que permite desenvolver tanto para os smarthphones como para os tablets da marca.

O Windows Mobile, até então com pouca participação no mercado, com a grande estratégia da Microsoft em parceira com a Nokia, atualmente está com a versão Windows Phone 7.5 que além de exigir um hardware mínimo que é bem potente vem com novas ideias e interfaces a tecnologia METRO aumentando a interação do usuário com o smarthphone, oferece uma plataforma de desenvolvimento gratuita com bastante recurso que usa a linguagem C#, fazendo com que desenvolvedores da plataforma desktop tenham grande facilidade em desenvolver aplicativos móveis por já estarem familiarizados com o C#.

Podemos perceber que todas as plataformas oferecem os Kit´s de desenvolvimento ou SDK´s gratuitamente, no entanto para publicar um aplicativo ou App, gratuito ou pago, devemos adquirir uma licença para fazer esta publicação nas AppStore de cada plataforma. O valor varia de plataforma a plataforma e se a App for paga deve-se pagar uma comissão que é variável também conforme a AppStore.

Mas não se deixe desiludir por isso, pois um aplicativo com valor de R$ 1,99, pode ter milhares de downloads, além de existir várias formas de monetização para aplicativos gratuitos, então vale a pena pagar esta anuidade para a AppStore, porque se a App for bem aceita o faturamento é alto.

Bem, depois de todos estes esclarecimentos, nada melhor do que ter uma iniciação no ambiente de desenvolvimento mobile. Então por isso pretendo iniciar uma série de artigos tratando do desenvolvimento de pequenos aplicativos com exemplos, a princípio, básicos como o famoso “Hello Wolrd” ou “Olá Mundo” para que possam se familiarizar com ferramenta de desenvolvimento, futuramente pretendo explorar recursos mais avançados gradativamente para que possam acompanhar.

Vou focar os exemplos de desenvolvimento na plataforma Windows Phone, porque ter um SDK de fácil instalação, com interatividade. Outro motivo é que existem duas grandes empresas que investiram muito nessa parceria que tende a dar certo. Além de que hoje a AppStore da Microsoft para Windows Phone conta com 70 mil App´s disponíveis, o que a torna um nicho de mercado promissor a ser explorado por todos que pretendem criar seu aplicativos móbile. Depois de dominarem a ferramenta vai depender muito da criatividade de cada jogo ou App a ser disponibilizada na App Store para que tenham muitos downloads, o que vai acontecer com qualquer plataforma que forem desenvolver.

Então é isso, até o próximo Artigo.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados