Serialização de dados em PHP

Veja neste artigo um conceito de serialização e como usa-la com PHP através de um exemplo simples e prático. Basicamente é o processo de salvar dados de um objeto, mas não obrigatoriamente um objeto, em algum lugar ou transmiti-lo pela rede, num formato binário eu de texto. Sendo que esses bytes poderão ser utilizados para reconstruir perfeitamente o que foi serializado.

O que é Serialização de dados?

Basicamente é o processo de salvar dados de um objeto, mas não obrigatoriamente um objeto, em algum lugar ou transmiti-lo pela rede, num formato binário eu de texto. Sendo que esses bytes poderão ser utilizados para reconstruir perfeitamente o que foi serializado.

Um exemplo muito claro disso, que muitos usam, pois é muito bom, é que quando você está jogando um joginho e precisa fazer uma parada, mas não quer perder o estado do jogo, o que você faz? Salva (“serializa”) em algum lugar para depois carregar (“deserializa”) o jogo e tudo volta de onde parou.

Serializando no PHP

Primeiro quero dizer que a Serialização não é coisa nova não e muito menos exclusivo do PHP.

No PHP ela é feita de forma extremamente simples, usamos o método serialize() que recebe o que deve ser serializado. Vejam:

Listagem 01: Serializando

<?php $array = array( "a","b","c","d","e" ); $serializado = serialize($array); echo $serializado; //resultado a:5:{i:0;s:1:"a";i:1;s:1:"b";i:2;s:1:"c";i:3;s:1:"d";i:4;s:1:"e";} ?>

Lembrando que não podemos serializar recursos, ou seja, arquivos, conexão como banco de dados, etc. E que tudo que você coloca numa variável de sessão é serializado automaticamente.

Restaurando os Dados

Para restaurar os dados serializados usamos a função unserialize() que recebe o dado serializado, interpreta a string e traz de volta o que foi serializado. Vejam como ficaria para o exemplo da Listagem 01:

Listagem 02: Restaurando os dados

<?php $serialziado = 'a:5:{i:0;s:1:"a";i:1;s:1:"b";i:2;s:1:"c";i:3;s:1:"d";i:4;s:1:"e";}'; $array = unserialize($serialziado); var_dump($array); /* array(5) { [0]=> string(1) "a" [1]=> string(1) "b" [2]=> string(1) "c" [3]=> string(1) "d" [4]=> string(1) "e" } */ ?>

Caso a string passada não seja uma string serializada o método retornará falsee um E_NOTICE.

Serialização de objetos

Bem, nós já serializamos e restauramos um array e com objetos o processo é exatamente o mesmo porem pode fazer uso de dois métodos muito úteis, __sleep() e __wakeup().

Vejamos na Listagem 03 o uso desses dois métodos construindo uma classe Jogador.

Listagem 03: Implementando __sleep() e __wakeup()

<?php //arquivo jogador.php class Jogador { private $nome; private $hp; private $score; public function __construct($nome){ $this->nome = $nome; $this->hp = 100; $this->score = 0; } /* get's e set's aqui */ public function __sleep(){ return array( "nome","score" ); } public function __wakeup(){ $this->hp = 100; } } ?>

Dissemos aqui ao PHP para serializar apenas o nome e o score do jogador e que quando restaurarmos o hp deve ser igual a 100.

Salvando e Lendo de arquivos

Uma forma de persistir os dados serializados é salvar em um arquivo para isso podemos usar file_put_contents() que recebe o nome do arquivo e o conteúdo e então a partir de um arquivo gravado podemos lê-lo, com file_get_contents(), e restaurar os dados. Vamos aproveitar a classe criada na Listagem 03 para demonstrar a persistência e leitura em arquivo na Listagem 04.

Listagem 04: Salvando e lendo dados em arquivo

<?php //serializaFile.php include_once 'jogador.php'; $jogador = new Jogador("Allan"); $jogador->setHp(1); $jogador->setScore(1500); $serializado = serialize($jogador); file_put_contents("jogo.save",$serializado); echo ("jogo salvo!"); ?> <?php //restauraFile.php include 'jogador.php'; $dados = file_get_contents("jogo.save"); $jogador = unserialize($dados); echo " nome ".$jogador->getNome()." score ".$jogador->getScore()." hp ".$jogador->getHp(); ?>

O que é feito aqui é muito simples, em serializaFile.php criamos um novo jogador e setamos alguns valores para ele e salvamos no arquivo jogo.save enquanto em restauraFile.php realizamos a leitura do arquivo e restauramos o objeto serializado.

Bem pessoal fico por aqui espero que tenham gostado, cometem, compartilhem e até a próxima.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados