Situações curiosas de modelagem

Neste DevCast vamos apresentar e comentar alguns cenários curiosos de modelagem de sistemas. Veremos aqui algumas situações que geram redundância de dados e outras em que o relacionamento entre as classes/tabelas não é tão simples como parece.

A modelagem é uma fase fundamental no desenvolvimento de sistemas, pois é a partir dela que sabemos quais classes teremos na aplicação, bem como quais tabelas serão criadas no banco de dados.

Há, no entanto, situações que na hora da modelagem se mostram mais complexas do que pareciam inicialmente. Por exemplo, podemos ficar em dúvida sobre qual tipo de relacionamento ocorre entre duas entidades, se 1:N ou N:N. De forma semelhante, mesmo sabendo o relacionamento pode ser preciso repetir dados entre as tabelas, gerando certa redundância para atender algum cenário específico. Essas e outras situações foram apresentadas e discutidas nesse DevCast.

Veja o vídeo na pagina completa

Situações curiosas de modelagem

Nesse DevCast discutimos algumas situações interessantes de modelagem que são ilustradas abaixo:

Tópico 1: Produtos x Categorias

O primeiro cenário apresentado foi a modelagem de um portal de conteúdo (artigos, vídeos, etc.). Inicialmente consideramos que cada post possuía apenas um autor, o que nos levou à modelagem ilustrada na "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados