Smarty Template : Instalação e Utilização

Veja como trabalhar com a Smarty Template no PHP

Instalação

 

A instalação da Smarty template é bastante simples. Primeiramente você deve acessar o site http://www.smarty.net e realizar o download da biblioteca.

No momento que você começar a criar sua aplicação, é necessário criar uma estrutura de diretório. Quando você realizou o download da Smarty template, você irá encontrar um diretório denominado libs. Este diretório deve ser movido para uma pasta chamada smarty, por exemplo. Partindo do ponto que você criou a pasta smarty, você deve criar alguns diretórios, conforme a abaixo.


/configs = Arquivos de configurações;

/ libs = Biblioteca que contém todas as classes da Smarty Template;

/templates = Diretório que contém os templates do projeto (interface gráfica da aplicação);

/templates_c = Diretório que contém o cache dos templates. É necessária permissão de escrita no diretório (CHMOD 777).

 

Primeiro Exemplo

 

Quando você trabalha com a Smarty template, em cada arquivo “.php” que você criar, deve ser criado também um arquivo “.tpl”. Este arquivo “.tpl” na prática é o arquivo de template. Nestes arquivos, somente devem ser adicionados elementos HTML, e nunca códigos PHP.

 

Primeiramente devemos chamar a biblioteca Smarty. Para isso é necessário invocar a mesma com a função include, assim temos acesso às propriedades e métodos da classe.

E dessa forma a instância Smarty é criada, a mesma foi denominada de $smarty. Também devem ser definidas algumas propriedades que são muito importantes para o funcionamento. A primeira propriedade é a template_dir, que tem por finalidade indicar onde estão localizados nossos arquivos de templates, no caso os arquivos com extensão tpl. Mais abaixo você tem o compile_dir, que contém os templates compilados. E por último o config_dir, que contém os arquivos de configuração.

 

Veja que o método assign recebe dois parâmetros. O primeiro é o nome da variável que estamos criando, e o segundo é o valor dessa variável. Com esses parâmetros criados você tem a possibilidade de exibir os valores em seus templates. Você está criando uma variável msg e definindo um valor string Hello World. Por último você tem o método display, que recebe como parâmetro o nome do seu template (hello.tpl). Você deve salvar esse arquivo como hello.php no diretório root da sua aplicação. Logo após é necessário criar um arquivo com a extensão tpl e salvar o mesmo no diretório templates com o mesmo nome que foi definido no método display, neste caso hello.tpl.

 

Agora você deve criar o template que exibirá o conteúdo da variável msg. Você pode utilizar o bloco de notas ou o editor HTML que preferir. Observe a presença da tag {$msg}, ela será substituída pelo valor enviado pelo PHP através do método assign da Smarty Template.

 

Arquivo hello.php <?php include "smarty/libs/Smarty.class.php"; $smarty = new Smarty(); $smarty->template_dir = "smarty/templates"; $smarty->compile_dir = "smarty/templates_c"; $smarty->config_dir = "smarty/configs"; $smarty->assign("msg", "Hello World!"); $smarty->display("hello.tpl"); ?> Arquivo hello.php Mensagem: {$msg}

Att,
Rafael Silva
Editor Geral da Revista .NET Magazine
Editor Geral da Revista Easy .NET Magazine
Editor Geral da Revista Web Magazine Magazine
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados