Alterando relatórios do Rave em tempo de execução

Veja como alterar relatórios do Rave em tempo de execução, neste artigo de Luciano Pimenta.

Alterando relatórios do Rave em tempo de execução

 

Você já deve ter passado pelo seguinte situação: o cliente solicita que adicione um campo ao relatório, ou que seja alterado valor do título ou até mesmo a cor do título do relatório. Para nós desenvolvedores, isso pode ser algo sem utilidade, mas para o cliente é de suma importância. Se você utiliza o QuickReport, fará as alterações, recompilará o sistema e terá de enviar o executável ao cliente. Trabalho duro esse. Mas se você está utilizando o novíssimo Rave, seus dias de recompilar aplicação, estão terminados. Desde a incorporação do Rave no Delphi 7, uma das características que mais me chamou a atenção é a possibilidade do usuário ou o desenvolvedor alterar os relatórios do sistema sem a necessidade de recompilação do projeto. Mostrarei aqui como é fácil utilizar essa característica do Rave.

RaveSolo.dll

Para realizar essa tarefa é necessário apenas distribuir uma DLL, juntamente com o executável. Esse arquivo, chamado RaveSolo.dll, não está disponível na versão que acompanha o Delphi, é distribuído somente com a versão comercial do Rave. Para testar, você pode baixar a versão 5.1.3 que está disponível em www.nevrona.com/rave/files/rave51bex-d7.exe, faça a instalação do Rave e utilize o arquivo que está na pasta Redist.

 

Nota: a versão 5.1.3 é Demo, você não poderá visualizar os relatórios caso o Delphi esteja fechado. Se você utiliza o Rave em produção adquira uma licença junto a Nevrona. 

 

Indique o caminho da DLL na propriedade DLLFile no RvProject. É claro, o caminho do projeto Rave (.RAV) na propriedade ProjectFile. Finalmente, utilize o seguinte código para abrir o Rave em tempo de execução:

 

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

  if RvProject1.Design then

Rvproject1.Save;

end ;

 

Pronto, agora você pode alterar os relatórios sem a necessidade de recompilar a aplicação. O Rave não possui as opções de criar projetos, mas você pode criar relatórios, páginas e adicionar campos normalmente.

 

Nota: no Rave Designer vá em Preferences (menu Edit|Preferences) e marque a opção Run in administrator mode.

Para fazer o download do aplicativo e seu código-fonte, clique aqui.

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados