FireMonkey e FireDAC: Construindo uma aplicação completa – Parte II
Neste artigo vamos concluir a criação de uma aplicação completa de ordens de serviço utilizando FireDAC e FireMonkey, criando as telas de cadastro e pesquisa.
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Por que eu devo ler este artigo:Atualmente, o FireMonkey é o framework principal para o desenvolvimento de aplicações multi-dispositivos no Dephi, podendo compilar aplicações para o Windows, OS X, Android e iOS. O conhecimento sobre como construir uma aplicação completa utilizando esse framework é de suma importância para desenvolvedores que pretendem portar suas aplicações para outras plataformas diferentes do Windows. Autores: Jones Granatyr e Fabio Spak
Na primeira parte desta série de artigos que mostra como
construir um sistema completo de ordens de serviços no Delphi utilizando o
FireMonkey, o MySQL e a engine de acesso a dados FireDAC foi construída a base
de dados e também foram implementadas as janelas para listagem dos registros.
Nesta segunda e última parte o foco será dado à construção das janelas de
cadastro e pesquisa. As próximas seções mostram o desenvolvimento completo do
software.
Configurando
a criação manual dos formulários
O
sistema possui até agora sete formulários e seis Data Modules, que são automaticamente
instanciados quando o projeto é executado. Esse fato pode ser observado na Figura 1 na janela de configurações do
projeto (Project>Options), na qual
é possível observar do lado esquerdo da figura que todos os arquivos estão
localizados na parte Auto-create forms.
Apesar de essa ser uma configuração padrão do Delphi e não requerer nenhum
código adicional para instanciar os objetos, dependendo da quantidade de
arquivos presentes no sistema o carregamento inicial pode ficar lento, visto
que todos os componentes serão criados assim que o projeto for executado. Uma
maneira mais profissional é criá-los manualmente de acordo com a necessidade do
usuário, como por exemplo: quando o botão para a listagem de clientes for
clicado a respectiva tela juntamente com o Data Module serão instanciados em
memória. Por outro lado, quando a janela for fechada ambos os arquivos devem
ser liberados da memória. Com relação ao formulário este fato já está
acontecendo, visto que é utilizada a variável FFormularioAtivo para gerenciar a única janela aberta em tela
juntamente com o comando Application.CreateForm no método AbrirJanela.
Apesar
dos formulários de cadastro e movimentação já estarem sendo criados em tempo de
execução, é necessário que eles fiquem localizados na parte Available forms à direita da Figura 1, caso contrário eles serão
instanciados na inicialização do sistema e também quando o usuário abrir uma
janela. Por meio dessa configuração, os arquivos não serão criados
automaticamente e ficarão disponíveis para que o desenvolvedor os instancie
quando necessário. Os únicos arquivos que devem ser criados automaticamente é o
menu principal que será a primeira janela a ser exibida e o Data Module que
contém a conexão com a base de dados (dtmConexao).
Nota: Apesar dessa abordagem de criação manual dos arquivos
requerer mais linhas de código, ela poderá evitar demoras no carregamento inicial
do sistema e também consumir menos memória quando estiver em execução. Como
estamos desenvolvendo utilizando o FireMonkey, além das aplicações
funcionarem em desktop (Windows e OS X) elas também podem ser portadas para o
ambiente mobile (Android e iOS), nos quais a memória é reduzida devido a limitações
de hardware da maioria dos dispositivos.
Figura 1. Definição dos formulários que
serão criados manualmente
Apesar
de que com a codificação atual os formulários já estão sendo criados
dinamicamente, caso o software seja executado será gerado erro pelo fato de ser
necessário ainda programar a instanciação manual dos Data Modules
correspondentes a cada janela. A Listagem
1 apresenta esse código, no qual foram programados os eventos FormCreate e FormDestroy. Na linha 04 o Data Module é instanciado quando o
formulário é criado, enquanto que na linha 09 o mesmo Data Module é liberado da
memória utilizando o método DisposeOf,
ambos para a tela de pesquisa de ordens de serviços. O mesmo processo ocorre
para as demais janelas, ou seja: entre as linhas 11 e 21 encontra-se o código
correspondente a pesquisa de clientes, entre as linhas 22 e 32 das formas de
pagamento, entre 33 e 43 do cadastro de serviços e por fim, entre as linhas 44
e 54 é código relacionado ao cadastro de veículos.
Na
Figura 2 são apresentadas as janelas
que serão utilizadas para a construção dos cadastros básicos, sendo indicado o
cadastro de serviços. Primeiramente o usuário deverá abrir a janela com a
listagem dos registros (esquerda da figura), e após clicar no botão “incluir”
ou “alterar” será aberta a janela de cadastro para o preenchimento e/ou
visualização dos dados completos do registro. Se a opção escolhida for a
inclusão, os campos de texto para digitação dos dados estarão em branco. Por
outro lado, se um registro for selecionado na grade de dados e logo após o
botão alterar for clicado, as informações correspondentes a este registro serão
carregadas nessa janela para edição (conforme mostrado para o serviço “ajuste
no freio” na figura). É também possível observar que está presente um Data
Module, o qual terá a função de carregar, incluir e editar os dados do
cadastro. Nesta figura está sendo mostrado o cadastro de serviços, e a seguir a
codificação necessária será abordada em detalhes.
Figura 2. Cadastro de serviços
Nota: Como pode ser observado na Figura 2, o Data Module possui somente um componente TFDQuery
para executar as operações de consulta, inclusão e edição dos registros. Em
um primeiro momento, poderíamos chegar à conclusão de que seria melhor
adicioná-lo diretamente no formulário de cadastro devido à pouca complexidade
destas operações. Porém, é uma boa prática criar um Data Module para que os
componentes de acesso a dados fiquem centralizados nele, e essa estrutura
contribui para a organização do projeto. Neste contexto, caso o software
venha a crescer e se tornar mais complexo o gerenciamento dos arquivos será
facilitado.
O
primeiro passo para a construção do cadastro de serviços é a criação de um novo
formulário (File>New>Multi-Device Form – Delphi) que será utilizado como
base para todos os cadastros. Esta janela (frmCadastroPadrao)
é apresentada na Figura 3 e é
composta por uma TToolBar (tlbBotoes) na parte superior e mais dois
TButton dentro dela (btnGravar e btnCancelar) com a propriedade Align configurada para Left. Há também
um TActionList (acoesBaseDados), no qual foram adicionadas duas ações padrões (actGravar – TFMXBindNavigatePost e actCancelar
– TFMXBindNavigateCancel) que
serão responsáveis pela gravação dos registros (tanto inclusão quanto
alteração) e pelo cancelamento (desfazer) dos dados informados pelo usuário,
respectivamente. Conforme pôde ser observado, foram utilizados os recursos
automáticos do Delphi, ou seja, não serão desenvolvidas linhas de código
adicionais para essas duas funções. Por fim, os dois botões devem ter sua
propriedade Action atribuídas a essas
novas ações, bem como deve ser adicionada uma variável chamada FId na seção pública do formulário,
conforme mostrado na Listagem 2.
Essa variável será utilizada posteriormente para o gerenciamento da abertura da
janela, afim de indicar que se trata de uma inserção ou de uma alteração.
Figura 3. Formulário padrão
Nota: É importante salientar que todos os formulários
e Data Modules que serão criados a partir de agora devem ser configurados
para serem criados de forma manual, conforme abordado anteriormente.
Listagem 2. Variável para gerenciar a
inclusão e alteração de registros.
01 public
02 FId: Integer;
03 end;
Em
seguida deve ser criado um novo Data Module (File>New>Other>Delphi
Files>Data Module) chamado dtmServicoCadastro com um componente TFDQuery (qryServico), conforme apresentado na Figura 2. Esse novo arquivo deve
possuir acesso ao Data Module de conexão à base de dados (dtmConexao) por meio do comando File>Use
Unit, bem como sua propriedade Connection configurada para cnnConexao que
diz respeito ao componente TFDConnection
que efetivamente faz a ligação de nossa aplicação com a base de dados das ordens
de serviços. Adicionalmente, a propriedade SQL desta query deve possuir o seguinte comando SQL:
select idservico, nome, observação from c_servico
Após
a digitação dessa instrução, é necessário acessar o Fields Editor do componente e adicionar todos os campos no formato TField (botão direito>Fields
Editor>botão direito>Add all fields) para que possamos realizar a
vinculação deles com os componentes visuais utilizando Live Bindings. Conforme
mencionado anteriormente, essa query será responsável pelo carregamento, inclusão
e alteração dos registros, fazendo uso das ações padrões definidas no
componente TActionList.
Um
novo formulário deve ser criado (File>New>Other>Inheritable Items)
herdando de frmCadastroPadrao para
que possamos utilizar tanto os recursos visuais quanto a codificação inserida
no formulário base de cadastro. Este novo formulário deve ser chamado de frmServicoCadastro e possuir visual
semelhante ao mostrado na Figura 2,
ou seja, doi ...
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Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.