-
SQL SUM: somando os valores de uma coluna
Nesta documentação de SQL falaremos sobre o SUM, utilizado em consultas quando queremos retornar o total de uma coluna, ou seja, a soma de todos os valores registrados nela.
02 ago -
SQL: INNER JOIN
INNER JOIN é uma cláusula que permite a junção entre duas ou mais tabelas, desde que hajam entrelaçamento entre todas.
11 mai -
SQL: Introdução ao Where
A cláusula WHERE é utilizada para extrair resultados que cumpram determinadas condições, ou seja, funciona como um filtro para que seja retornado apenas resultados específicos em uma consulta.
11 mai -
Select from select
Esta variação da instrução SELECT permite que uma consulta seja feita dentro do resultado de outra consulta, permitindo a construção de comandos SQL mais flexíveis, suportando o uso de funções agregadoras.
11 mai -
SQL: Select as Field
Esta variação da instrução SELECT permite que uma outra subconsulta do tipo SELECT seja utilizada como uma coluna da consulta principal, permitindo a construção de comandos SQL mais flexíveis, suportando o uso de funções agregadoras.
11 mai -
SQL: Subquery
Uma subconsulta (mais conhecida como SUBQUERY ou SUBSELECT) é uma instrução do tipo SELECT dentro de outra instrução SQL.
11 mai -
SQL: Order by
ORDER BY organiza os resultados de acordo com uma ou mais colunas da tabela, podendo definir a ordem do resultados como crescente ou decrescente.
11 mai -
SQL: Group by
GROUP BY é uma cláusula SQL que agrupa um conjunto de dados similares, podendo utilizar mais de um campo para realizar esta tarefa.
11 mai -
SQL: Data e Hora
O SQL nos fornece funções pré-definidas para trabalharmos com informações relacionadas ao tipo DATE, podendo selecionar apenas o dia, mês ou ano de um campo com este tipo.
11 mai -
SQL: Max, Min, Avg, Sum e Count
As funções agregadas são compostas por MAX, MIN, AVG, SUM e COUNT e cada uma delas executa uma tarefa específica.
11 mai -
SQL: Limit
LIMIT é uma cláusula SQL que especifica o número de linhas que devem ser retornadas no resultado de uma consulta.
11 mai -
SQL: Top
O TOP é uma cláusula SQL que especifica o número de linhas que devem ser retornadas no resultado de uma consulta.
11 mai -
SQL: Distinct
Trata-se de uma cláusula para eliminar repetições em consultas, considerando as colunas informadas na listagem de colunas do comando SELECT que contenham valores iguais como o mesmo registro.
11 mai -
SQL: Introdução ao Select
A instrução SELECT faz parte do grupo DQL (Data Query Language) e tem como finalidade a extração de informações de bancos de dados, podendo definir quais as colunas devem ser devolvidas no resultado.
11 mai -
SQL: DELETE
O DELETE permite que uma ou mais linhas sejam excluídas de uma tabela do banco de dados.
07 mai -
SQL: INSERT
O INSERT é responsável pela inserção de uma ou mais linhas em uma tabela, além de permitir que as colunas de destino sejam informadas em qualquer ordem em que forem declaradas.
07 mai -
SQL: JOIN Complexos
Sabemos que no dia a dia de um desenvolvedor a complexidade das consultas SQL podem variar de acordo com o cenário.
07 mai -
SQL: UNION
O operador UNION é utilizado para juntar os registros de duas ou mais tabelas. Assim como o operador JOIN, o UNION pode ser usado mais de uma vez na declaração. A limitação é que não se pode usar a cláusula ORDER BY em consultas de união.
07 mai
