MVC
Em uma arquitetura MVC, temos três camadas com diferentes responsabilidades. Em qual destas camadas deveria estar a regra de negócio da aplicação? Saiba isso e muito mais nesta série.
O que é MVC?
O MVC é um padrão de projeto arquitetural que separa a aplicação em três camadas: Model, View e Controller.
Essa separação de camadas ajuda na redução de acoplamento e promove o aumento de coesão nas classes do projeto. Assim, quando o modelo MVC é utilizado, pode facilitar em muito a manutenção do código e sua reutilização em outros projetos.
O termo Padrões de Projeto ou Design Patterns descreve soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de sistemas de software orientados a objetos. O conceito principal do padrão MVC é utilizar uma solução já definida para separar partes distintas do projeto reduzindo suas dependências ao máximo.
A seguir, as camadas e suas responsabilidades:
-
Model
- Modela as entidades do sistema
- Manipulação com o banco de dados
-
View
- Exibe a interface de comunicação com o usuário
- Permite a interação do usuário com o sistema
-
Controller
- Se responsabiliza pelas requisições do usuário
- Responde as requisições feitas pelo usuário
- Faz a integração entre a camada Model e a camada View
Por que aprender MVC?
O aprendizado de um padrão de arquitetura de software é muito importante para o programador, pois como vimos, ele afeta a forma como o sistema vai funcionar. Um padrão de projeto pode separar um projeto em camadas, pode definir a forma como os dados serão consumidos pelo sistema e até mesmo usar padrões de código já prontos para serem implementados na solução.
Com o MVC você consegue organizar sua aplicação em camadas, o que ajuda a separar as responsabilidades, deixando a aplicação mais organizada e fácil de manter.
É importante para um programador aprender esse tipo de padrão de arquitetura, pois muitas aplicações no mercado de trabalho utilizam frameworks baseados no MVC, como:
- ASP.NET MVC escrito em C#
- Spring Framework escrito em Java e Kotlin
- Laravel escrito com PHP
Assim o conhecimento do padrão MVC é bastante requisitado nas vagas no mercado de trabalho.
Exemplo de MVC
A figura abaixo demonstra que a entrada do usuário, a modelagem do mundo externo e o feedback visual para o usuário são separados e gerenciados pelos objetos Modelo (Model), Visão (View) e Controlador (Controller).

- O usuário interage com a View (pagina/tela da aplicação)
- A View faz a requisição dos dados ao Controller
- O Controle trata a requisição feita pela View e busca os dados no Model
- O Model devolve dados os para o Controller, que trata os dados e envia para View, onde os dados são exibidos para o usuário
Saiba mais sobre MVC
O que você vai aprender sobre MVC
Por que aprender na DevMedia?
Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única, pelos diferenciais abaixo:
Guias de estudo passo a passo
Estudo orientado com Guias
Na nossa experiência no ensino de programação ao longo dos anos, vimos que uma das maiores dificuldades dos alunos é ter um ‘plano de estudos’, ou seja, não se perder no meio do caminho.
Para resolver esse problema a plataforma DevMedia é dividida em Guias passo a passo.

+40 tecnologias
40 tecnologias para você
Estudar programação sempre envolve o aprendizado de mais de uma tecnologia. Na plataforma DevMedia você conta com 40 tecnologia disponíveis - e a melhor notícia, estamos sempre publicando novos conteúdos e exercícios. :)

Suporte em tempo real
Suporte a dúvidas em tempo real
Outro ponto muito importante durante seus estudo é conseguir tirar dúvidas rapidamente. Na DevMedia temos um time de programadores que tem a missão de tirar sua dúvida em tempo real.
Veja o que nossos usuários dizem sobre o Suporte em tempo real :)
Agradeço e venho aqui reconhecer o trabalho de vocês, pois eu nunca fico sem solucionar uma dúvida, seja pelas respostas aos outros usuários ou a mim.
Vocês se dedicam muito ao suporte e fico feliz por ter escolhido a DevMedia tendo em vista este quesito. Acho importante esse feedback pois é o mínimo que posso fazer.
Muito obrigada! Super claro e objetivo, adorei a atenção que vocês dão aos alunos... Parabéns!!! Até a próxima...
Exercícios Gamificados
Fortaleça o conhecimento com games de exercícios
Para te manter motivado e fortalecer os conhecimentos adquiridos na memória, a plataforma DevMedia também é um game de exercícios de programação.
Cada tópico de estudos contém um game de exercícios! Ao acertar os exercícios você ganha pontos, medalhas e também sobe sua posição ranking da plataforma.
Além disso toda vez que você acerta exercícios de programação você evolui o seu card! Veja abaixo:

Seja visto por grandes empresas
Acerte exercícios e chame atenção de grandes empresas
Aqui na Plataforma temos várias empresas parceiras que buscam seus novos programadores conosco!
Quanto mais exercícios você acertar, maior será sua chance de ser convidado a participar do processo seletivo dessas empresas!
Evolua e chame atenção das empresas na plataforma

Curta 7 dias PRO grátis
Vem testar nossa Plataforma gratuitamente.
Iniciar TestePossui uma conta? Login
O que dizem
Confira o que andam dizendo sobre nós após concluírem seus objetivos em nossa Plataforma.
Estou Inteiramente satisfeito! Já vim com conhecimento em java de nivel médio, mas estou seguindo toda a guia de Java desde o inicio. Muito Bom, parabéns!
Achei muito top o trabalho que a DevMedia está fazendo, ensinando passo a passo deste jeito é muito mais facil...Parabéns pelo ótimo trabalho!
Acho que esse tipo de material organizado e em formato de arvore é muito favoravel para o aprendizado! Achei super positivo o conteúdo feito desta forma, perincipalmente para os novos programadores! Parabéns pelo empenho!
Muito boa a qualidade das aulas online, estou gostando bastante de aprender diversas tecnologias com a Devmedia!
Gostei bastante do primeiro contato. Em seguida assinei por um ano e já conclui o meu primeiro curso no portal. Gostei muito e espero enquanto esteja buscando me tornar um profissional da área de analista e programador de sistemas, ter muita ajuda dos cursos da DevMedia.
Tudo o que você precisa e mais um pouco. Cheguei no site a pouco tempo como assinante, e já vi que foi o melhor investimento que poderia ter feito. Conteúdo excelente e o que mais me chamou atenção foram as várias formas de aprender. Assistindo, ouvindo, lendo, consertando códigos. As ferramentas estão aqui, só depende de você utiliza-las. Recomendo mais do que tudo!
Parabéns pelo acompanhamento. Nunca vi um lugar onde o suporte é tão rápido.
Feedback dos Alunos
113 avaliações
16%
6%
4%
0%
Confira outros conteúdos
Veja todos os conteúdos
1 Conquista
O Docker é um projeto de software livre para automatizar a publicação de sistemas através de contêineres.
O que é o Docker?
Primeiros passos
Hello World!
Deploy com Docker
Heroku e Amazon AWS
50 exercícios
5 conteúdos
Avançado

2 Conquistas
Teste de software consiste em uma série de processos com o objetivo de verificar a qualidade de um software.
Testes unitários
Testes funcionais
Testes de integração
Testes de performance
Testes de segurança
50 exerícios
27 conteúdos
Avançado

5 Conquistas
O Scrum é um framework estrutural para gestão de projetos com o foco no produto final.
Product Owner
Scrum Master
Time
Backlog
Kanban
50 exercícios
25 conteúdos
Intermediário

1 Conquista
Git é um Sistema de Controle de Versão que nos permite controlar as mudanças ocorridas em arquivos de forma segura.
Controle de Versão com Git
Comandos do Git
Github
Medindo a evolução do código
Controlando projetos de software
100 exercícios
7 conteúdos
Avançado

2 Conquistas
Unified Modeling Language é uma linguagem de modelagem padrão para descrever/documentar projetos de software.
Diagramas da UML
Diagramas de caso de uso
Diagramas de Classes
Diagramas de sequência
50 Exercícios
9 Conteúdos
Iniciante

2 Conquistas
O levantamento de requisitos está ligado diretamente a qualidade do software.
Requisitos funcionais e não funcionais
Ferramentas
Ferramentas
OSRMT
Kanban
50 exercícios
14 conteúdos
Avançado
Seja PRO Agora
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo.
Possui uma conta? Login