Padrões de Projeto

Atualmente não se concebe um processo de desenvolvimento de software sério sem a utilização da orientação a objetos, pois esta permite agregar qualidades importantes aos sistemas desenvolvidos sob seus paradigmas, como a extensibilidade e a reusabilidade Mas somente por estar utilizando-a, não é garantia de se obter essas qualidades.

1

O que é Padrões de Projeto?

Atualmente não se concebe um processo de desenvolvimento de software sério sem a utilização da orientação a objetos. Mas ‘somente’ adotar orientação a objetos não é garantia de qualidade.

Uma coisa que os projetistas avançados sabem que não devem fazer é resolver cada problema a partir de princípios elementares ou do zero. Ao invés disso, eles reutilizam soluções que funcionaram no passado, e os utilizam repetidamente em seus projetos.

É por isso que os padrões de projetos, design patterns, tem chamado a atenção e despertado o interesse dos projetistas de software, por proporcionar elementos que conduzem ao reaproveitamento de soluções para projetos, e não apenas a reutilização de código.

Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar soluções e arquiteturas bem sucedidas para construir softwares orientados a objetos de forma flexível e fácil de manter.

O uso de padrões de projeto pode reduzir a complexidade do processo de projetar software. Além disso, o software orientado a objetos bem projetado possibilita aos projetistas reutilizar e empregar componentes preexistentes em sistemas futuros.

2

Por que aprender Padrões de Projeto?

Padrões de projeto são soluções para os problemas de design de software que você encontra repetidamente no desenvolvimento de aplicativos no mundo real. Mas não são qualquer solução, são soluções que foram testadas e que pela experiência de outros que se utilizaram deles, têm sua funcionalidade comprovada.

Aplicar padrões de projeto na sua aplicação te concede diversos benefícios, entre eles: código mais enxuto, limpo e organizado, aumentando a qualidade e diminuindo a complexidade. Aumenta a produtividade, maximiza a reutilização de código e facilita a manutenção futura.

Aprender padrões de projeto é muito importante para a carreira de desenvolvedor, pois com eles conseguimos evitar problemas na estrutura, além de facilitar o processo de desenvolvimento da aplicação.

3

GoF e os Padrões de Projeto

Em 1994, antes mesmo de James Gosling apresentar a linguagem de programação Java para o mundo, Erich Gamma,Richard Helm,Ralph Johnsone John Vlissides, também conhecidos como “The Gang of Four” lançaram o livro “Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software”. Onde foram catalogados vinte e três Padrões de Projeto.

Os 23 padrões de Gang of Four (GoF) são geralmente considerados a base para todos os outros padrões. E eles são classificados em três grupos:

  • Padrões de criação – Abstract Factory, Builder, Factory Method, Prototype e Singleton;
  • Padrões estruturais – Adapter, Bridge,Composite, Decorator, Facade, Flyweight e Proxy;
  • Padrões comportamentais – Chain of responsibility, Command, Interpreter,Iterator, Mediator, Memento, Observer, State, Strategy, Template method e Visitor.

Para muitos evangelistas da linguagem orientada a objetos, esse foi o divisor de águas entre programar orientado a objetos e compreender o conceito real de programar orientado a objetos.

4

Carreira Programador e Padrões de Projeto

No desenvolvimento de um sistema espera-se alguns requisitos que sejam garantidos, como por exemplo: desempenho, robustez, compreensão, facilidade na reutilização, modificação e uso.

A utilização dos padrões de projeto nos ajuda a solucionar de forma mais rápida os desafios, fornece uma linguagem comum durante a documentação e auxilia na organização do código fonte do software.

Adicionar conhecimentos de PostgreSQL no seu portfólio vai abrir portas e criar um diferencial no seu currículo.

Os padrões de projeto são implementados em quase todo projeto de software profissional.

Conhecer padrões de projeto é fundamental no desenvolvimento de qualquer software. É um conhecimento ainda mais valoroso para quem está concorrendo a uma vaga no mercado de programação.

Por que aprender na DevMedia?

Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única, pelos diferenciais abaixo:

Estudo orientado com Guias

Na nossa experiência no ensino de programação ao longo dos anos, vimos que uma das maiores dificuldades dos alunos é ter um ‘plano de estudos’, ou seja, não se perder no meio do caminho.

Para resolver esse problema a plataforma DevMedia é dividida em Guias passo a passo.

Guia de Algoritmo
Figura. Estude através de guias e nunca se perca.
40 tecnologias para você

Estudar programação sempre envolve o aprendizado de mais de uma tecnologia. Na plataforma DevMedia você conta com 40 tecnologia disponíveis - e a melhor notícia, estamos sempre publicando novos conteúdos e exercícios. :)

Guia de Estudo
Figura. 40 tecnologias disponíveis.
Suporte a dúvidas em tempo real

Outro ponto muito importante durante seus estudo é conseguir tirar dúvidas rapidamente. Na DevMedia temos um time de programadores que tem a missão de tirar sua dúvida em tempo real.

Veja o que nossos usuários dizem sobre o Suporte em tempo real :)

Agradeço e venho aqui reconhecer o trabalho de vocês, pois eu nunca fico sem solucionar uma dúvida, seja pelas respostas aos outros usuários ou a mim.
Vocês se dedicam muito ao suporte e fico feliz por ter escolhido a DevMedia tendo em vista este quesito. Acho importante esse feedback pois é o mínimo que posso fazer.

Ismael Lima

Ismael Lima

star star star star star_border

Muito obrigada! Super claro e objetivo, adorei a atenção que vocês dão aos alunos... Parabéns!!! Até a próxima...

Tainá Rocha

Tainá Rocha

star star star star star
Fortaleça o conhecimento com games de exercícios

Para te manter motivado e fortalecer os conhecimentos adquiridos na memória, a plataforma DevMedia também é um game de exercícios de programação.

Cada tópico de estudos contém um game de exercícios! Ao acertar os exercícios você ganha pontos, medalhas e também sobe sua posição ranking da plataforma.

Além disso toda vez que você acerta exercícios de programação você evolui o seu card! Veja abaixo:

Card DevMedia
Figura. Seu Card DevMedia.
Acerte exercícios e chame atenção de grandes empresas

Aqui na Plataforma temos várias empresas parceiras que buscam seus novos programadores conosco!

Quanto mais exercícios você acertar, maior será sua chance de ser convidado a participar do processo seletivo dessas empresas!

Evolua e chame atenção das empresas na plataforma
Notificação de Vaga
Figura. Notificação de Vaga.
timer

Curta 7 dias PRO grátis

Vem testar nossa Plataforma gratuitamente.

Iniciar Teste

Possui uma conta? Login

O que dizem

Confira o que andam dizendo sobre nós após concluírem seus objetivos em nossa Plataforma.

Feedback dos Alunos

4.1
star star star star_border star_border

139 avaliações

star star star star star
59% close
star star star star star_border

11%

star star star star_border star_border

24%

star star star_border star_border star_border

5%

star star_border star_border star_border star_border

1%

Alessandra Lima

Há 9 dias

Alessandra Lima

star star star star_border star_border

Ansiosa pelas próximas aulas de Design Patterns ;) Muito boa sua didática!

Francitonio Alves

Há 23 dias

Francitonio Alves

star star star star_border star_border

Didática muito boa...

Lucas Emanuel

Há 31 dias

Lucas Emanuel

star star star star_border star_border

Gostei da Introdução falando sobre Design Patterns. A simplicidade e destreza com que Rodrigo Pagliares utiliza nas suas aulas ajuda bastante pra quem está aprendendo.

Ricardo Silva

Há 55 dias

Ricardo Silva

star star star star star

Excelente curso e excelente didática. Comecei agora mas estou gostando muito. Parabéns!

Seja PRO Agora

Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo.

Teste Grátis

Possui uma conta? Login

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar