Java

Você já deve ter ouvido falar que Java é tanto uma linguagem quanto uma plataforma. Isso quer dizer que, além da linguagem, o programador Java também conta com um conjunto de APIs que facilitam o desenvolvimento ao oferecerem soluções para situações comuns de desenvolvimento.

1

O que é Java?

O Java é a tecnologia para desenvolvimento de aplicações mais utilizada no mundo. Com ideias que revolucionam o mercado desde o lançamento, rapidamente conquistou a comunidade de programadores e continua, até hoje, como a primeira opção entre os profissionais da área de desenvolvimento de software.

Este posto começou a ser alçado desde as primeiras versões, quando inovou com o até então, pouco conhecido, Write once, Run anywhere. Com a implementação desse conceito, somos capazes de escrever apenas um código e executá-lo em qualquer lugar, o que, na época do lançamento do Java, era um grande diferencial.

  • Java é a tecnologia de desenvolvimento mais utilizada no mundo.
  • Java é, ao mesmo tempo, uma linguagem e uma plataforma.
  • Write once, Run anywhere.
2

Por que aprender Java?

Por ser muito robusto e seguro, a tecnologia Java é largamente utilizada em soluções corporativas, principalmente em aplicações back-end.

Um motivo importante para o seu aprendizado é que normalmente as ofertas de trabalho em Java possuem valores acima da média do mercado.

Aprender a linguagem Java é um pré-requisito para você ser um programador back-end com o uso do framework Spring.

Ao dominar Java você com certeza será um profissional bastante requisitado no mercado. Na DevMedia o aprendizado Java está dividido em duas seções:

  • Linguagem Java, que é o pré-requisito para programar na plataforma Java. Esse é o assunto deste guia de estudos.
  • Framework Spring, um acelerador de desenvolvimento. O Spring utiliza a linguagem e a plataforma Java para tornar ágil o desenvolvimento de aplicações com essa tecnologia.
3

Exemplo de código Java

Veja abaixo um exemplo de código Java:

  • Java é uma linguagem e uma plataforma;
  • É executada do lado servidor;
  • A linguagem Java é utilizada pelo framework Spring.
4

Java e a carreira Back-end

Como vimos, a palavra Java designa tanto a linguagem de programação quanto a plataforma de desenvolvimento.

A plataforma Java permite criar qualquer tipo de aplicação: web, mobile, back-end, IoT, etc.

Contudo, as principais vagas no mercado serão para uso do Java na construção de aplicações back-end.

Aplicações back-end são aquelas que lidam com os dados e o processamento de desses dados, no lado servidor. Por exemplo:

Aplicações Back-end Java
Figura. Construção de aplicações back-end.

As aplicações Back-end fornecem os dados para as aplicações Front-end através de APIs. Dessa forma, podemos dizer que você vai utilizar o Java, na grande maioria dos projetos, para construir APIs (que serão consumidas pelos programadores front-end).

Para construir APIs back-end você utiliza um framework (ou plataforma) - ou seja, uma tecnologia que acelera o desenvolvimento. Spring é o framework mais utilizado na plataforma Java.

Ou seja, você não vai construir APIs back-end ‘diretamente’ com a linguagem Java, mas sim com o framework Spring que por sua vez utiliza a linguagem e a plataforma Java.

Características da programação Back-end:

  • Acessa o banco de dados para guardar e resgatar as informações do sistema.
  • Fornece dados para o Front-end exibir na tela do usuário - seja no navegador ou no aplicativo de celular.
  • Faz a comunicação com sistemas de terceiros como validar uma compra junto a financeira de um cartão.
  • Cria tarefas que são executados no servidor, como por exemplo enviar um email para os usuários.
  • Cuida da inteligência do software, ou seja, do motor da aplicação.
  • Se preocupa com os dados e não com a aparência.
5

Java e o framework Spring

Como vimos, a tecnologia Java é uma ótima opção para construção de aplicativos back-end.

A pPara construir sistemas back-end você utiliza um framework - ou seja, uma tecnologia que acelera o desenvolvimento.

O framework mais utilizado em conjunto com a linguagem Java é o Spring.

  • O framework Spring utiliza a linguagem Java
  • O Spring é utilizado para criar sistemas back-end completos

Ou seja, você não vai construir sistemas back-end ‘diretamente’ com a linguagem Java, mas sim com o framework Spring que por sua vez utiliza a linguagem e a plataforma Java. A linguagem Java é um pré-requisito para você trabalhar com o Spring.

A linguagem de programação é o ‘core’ do framework. Aprender a programar no framework é o seu último passo no plano de estudos da carreira back-end - após isso você estará apto a trabalhar no mercado Java!

Programador Java Spring
Figura. Plano de estudo Programador Java Spring.

Utilize Java e Spring para se tornar um programador backend completo.

O que você vai aprender sobre Java

timer

Seja PRO Agora

Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo.

Comece Agora

Possui uma conta? Login

Por que aprender na DevMedia?

Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única. Nossa metodologia de ensino é baseada nos seguintes pilares:

Plano de estudo

Apresentar um caminho claro de por onde você deve começar os estudos e qual a ordem para se aprender cada matéria faz total diferença no resultado final. Assim você não vai perder tempo estudando tecnologias desnecessárias para aquela etapa do aprendizado e poderá se dedicar inteiramente aos temas propostos.

Suporte ao aluno

Temos uma equipe especializada para tirar todas as dúvidas que surgirem durante os estudos. Todas as perguntas são respondidas por especialistas e somente você e a nossa equipe terão acesso as dúvidas postadas.

Orientação individual

Sempre que necessário fazemos contato individual com cada aluno para auxiliar no uso da plataforma, a fim de agilizar os estudos. Esse serviço está incluso no valor da sua assinatura e você poderá solicitá-lo quando desejar.

A DevMedia ensina programação há 20 anos, por isso conhecemos bem as principais dificuldades que os iniciantes enfrentam, de modo geral, são elas: excesso de termos técnicos, muitas tecnologias sendo vistas ao mesmo tempo, pouca prática e quase nenhum entendimento do que estão fazendo.

Baseado nesses problemas montamos uma metodologia de fácil compreensão, que possibilita aprender e praticar ao mesmo tempo, priorizando apenas os conteúdos que são essenciais para aquela fase do aprendizado. Evitando perdas de tempo e confusões desnecessárias.

Todo aprendizado é feito através de missões que simulam o dia a dia de um programador em começo de carreira. Ao iniciar uma missão, você tem acesso a todo o material teórico que deve ser estudado para conseguir concluí-la com sucesso. Cada missão concluída é um mini-projeto que você poderá anexar em seu portfólio.

Programação não se aprende sem praticar. Por isso nosso foco é incentivar a prática o tempo todo. São muitas as formas de praticar na plataforma, entre elas:

Certificados para o Linkedin

Os exercícios também podem garantir um Certificado de Autoridade. Nele a DevMedia afirma para o mercado que, baseado nos exercícios realizados, você comprovou que tem conhecimentos sobre determinado assunto. Depois é só publicar no Linkedin e multiplicar as chances de conseguir sua vaga.

Missões práticas

Todo nosso ensino é baseado em concluir missões. Entre as missões iniciais estão "Construa seu primeiro site", "Desenvolva uma calculadora", "Monte um App simples". Cada missão concluída é um passo a mais na sua carreira de programador e mais um projeto concluído em seu portfólio. Isso vai te dar um bom empurrão em suas primeiras entrevistas de emprego com programador!

Suporte a dúvidas em tempo real

Outro ponto muito importante durante seus estudo é conseguir tirar dúvidas rapidamente. Na DevMedia temos um time de programadores que tem a missão de tirar sua dúvida em tempo real.

Veja o que nossos usuários dizem sobre o Suporte em tempo real :)

Agradeço e venho aqui reconhecer o trabalho de vocês, pois eu nunca fico sem solucionar uma dúvida, seja pelas respostas aos outros usuários ou a mim.
Vocês se dedicam muito ao suporte e fico feliz por ter escolhido a DevMedia tendo em vista este quesito. Acho importante esse feedback pois é o mínimo que posso fazer.

Ismael Lima

Ismael Lima

star star star star star_border

Muito obrigada! Super claro e objetivo, adorei a atenção que vocês dão aos alunos... Parabéns!!! Até a próxima...

Tainá Rocha

Tainá Rocha

star star star star star
Fortaleça o conhecimento com games de exercícios

Todos os conteúdos da Plataforma possuem exercícios práticos e todos eles são gamificados. Isso significa que ao acertar você ganha pontos, medalhas, participa do ranking mensal e vê o seu card de programador evoluir a cada dia. A gamificação vai te motivar a estudar com frequência e seguir progredindo.

Para te manter motivado e fortalecer os conhecimentos adquiridos na memória, a plataforma DevMedia também é um game de exercícios de programação.

Cada tópico de estudos contém um game de exercícios! Ao acertar os exercícios você ganha pontos, medalhas e também sobe sua posição ranking da plataforma.

Além disso toda vez que você acerta exercícios de programação você evolui o seu card! Veja abaixo:

Card DevMedia
Figura. Seu Card DevMedia.
Os Certificados de Autoridade são a sua nova maneira de certificar seus conhecimentos para o mercado!

Após responder corretamente 30 exercícios de um tópico, você desbloqueia o seu certificado.

Este evolui conforme você pratica mais exercícios e consome mais conteúdos da tecnologia escolhida por você.

Certificado
Figura. Certificados de Autoridade.
Seus Certificados de Autoridade podem ser compartilhados diretamente no seu perfil do LinkedIn!
timer

Inicie sua carreira

Seja um Assinante e mude de vida

Comece Agora

Possui uma conta? Login

O que dizem

Confira o que andam dizendo sobre nós após concluírem seus objetivos em nossa Plataforma.

Feedback dos Alunos

4.9
star star star star star_border

1042 avaliações

star star star star star
92% close
star star star star star_border

5%

star star star star_border star_border

2%

star star star_border star_border star_border

1%

star star_border star_border star_border star_border

0%

Edson Barros

Há 5 dias

Edson Barros

star star star star star

Show! Estou voltando a estudar Java e acho que os temas abordados são bem relevantes e interessantes!

Amanda

Há 12 dias

Amanda

star star star star star_border

Muito legal este DevCast para entender por quê o Java não está morrendo, ele está sendo substituído e ainda é utilizado com frequência ;)..

Avatar

Há 19 dias

Jose Lima

star star star star star_border

Muito boa a explicação vou vendo aos poucos sobre o java no começo parece difícil de aprender más vocês explicam muito bem obrigado a todos valeu.

Gadiel Araújo

Há 25 dias

Gadiel Araújo

star star star star star_border

Maravilha, obrigado pelas orientações. Sigo sim com o novo Guia do Java, e inclusive aproveito para parabenizar, pois possui um excelente conteúdo! Agradeço a prontidão em nos ajudar com as dificuldades que acabamos encontrando. Com certeza, qualquer dúvida irei questionar. Forte abraço.

Confira outros conteúdos

Veja todos os conteúdos

Seja PRO Agora

Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo.

Comece Agora

Possui uma conta? Login

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar