REST

Aprenda o que é REST, o estilo de arquitetura mais utilizado atualmente em aplicações. Aprenda aqui os conceitos introdutórios do RESTful, suas características e funcionamento e veja também um exemplo prático utilizando o RESTful.

1

O que é REST?

Um software (uma página web ou aplicativo) é dividido, principalmente, em duas camadas: Front-end e Back-end. O Back-end é o core, ou seja, é a parte do software que lida com os dados e com o processamento desses dados.

Uma aplicação Front-end (web ou mobile) é a capa do sistema. Através do Front-end o usuário consegue ver e interagir com o sistema - como por exemplo visualizar um produto e efetuar o pagamento.

REST é um padrão de arquitetura que define como as camadas Front-end e Back-end vão conversar.

O padrão REST define que os dados do back-end serão disponibilizados através de APIs - que serão consumidas pelo Front-end. Veja a imagem:

Programação Back-end
Figura. Programação Back-end.

Com isso vemos que o REST tem como objetivo padronizar a integração entre as camadas de um aplicação - ou - a integração entre aplicações diferentes.

2

Por que aprender REST?

Um motivo para aprender REST é o fato desse padrão ser amplamente utilizado atualmente. Praticamente todos os novos projetos de software são construídos com base na arquitetura REST.

Entender o conceito REST será um fundamento na sua carreira programador back-end, mobile ou front-end, pois é através desse padrão que as camadas da aplicação conversam entre si.

Camadas da aplicação
Figura. Camadas da aplicação.

Praticamente todas as vagas para programação colocam o conhecimento de REST como requisito. Em outras palavras, aprender REST é essencial para aqueles que buscam vagas em projetos de software.

REST é uma forma simples de organizar as interações entre sistemas independentes. Apesar dessa simplicidade, ele é bastante usado. Diversas empresas grandes como Twitter e Facebook fazem uso desse padrão de arquitetura. Isso é um grande indicativo de que é um modelo que tende a ficar cada vez mais em uso.

3

Exemplo de REST

A seguir, vemos como é o funcionamento de uma requisição usando o padrão de arquitetura REST.

Requisição entre sistemas utilizando REST
Figura. Requisição entre sistemas utilizando REST.
  • Uma requisição é feita ao back-end, informando a URL e o verbo HTTP.
  • De acordo com a URL e o verbo HTTP, a API realiza uma ação.
  • A API retorna os dados no formato JSON.
  • A aplicação front-end pode usar esses dados retornados pela API.
4

Carreira Programador e REST

Hoje em dia, com o aumento geral do tamanho dos softwares desenvolvidos, é muito importante que tenhamos padrões, ou a compreensão dos sistemas seria inviável.

O padrão REST serve para definir como a troca de informações entre aplicações deve ser feita. Um exemplo seria um aplicativo mobile consumir dados de um back-end e após isso exibir essas informações na tela.

O padrão REST traz diversos benefícios para a aplicação em geral, tanto em termos de desempenho, confiabilidade, segurança e manutenção, como em outros pontos.

Com as regras definidas pelo REST podemos criar APIs que disponibilizam dados para diversos tipos de sistemas.

Um exemplo seria uma API que pudesse ter seus dados lidos por uma página web e também por um aplicativo de celular. Dois sistemas independentes estariam consumindo a mesma fonte de dados. Sendo assim, a responsabilidade da aplicação RESTful é disponibilizar os dados e não a forma como eles serão exibidos.

REST é tão adotado pelo mercado que atualmente é impensável um programador profissional não conhecer as bases dessa arquitetura.

Não importa qual carreira de programação você siga - front-end web, mobile, back-end, full stack - em todas elas o entendimento do padrão REST é um pré-requisito para a construção e integração de aplicações.

Por que aprender na DevMedia?

Estudar tecnologia na DevMedia é uma experiência única, pelos diferenciais abaixo:

Estudo orientado com Guias

Na nossa experiência no ensino de programação ao longo dos anos, vimos que uma das maiores dificuldades dos alunos é ter um ‘plano de estudos’, ou seja, não se perder no meio do caminho.

Para resolver esse problema a plataforma DevMedia é dividida em Guias passo a passo.

Guia de Algoritmo
Figura. Estude através de guias e nunca se perca.
40 tecnologias para você

Estudar programação sempre envolve o aprendizado de mais de uma tecnologia. Na plataforma DevMedia você conta com 40 tecnologia disponíveis - e a melhor notícia, estamos sempre publicando novos conteúdos e exercícios. :)

Guia de Estudo
Figura. 40 tecnologias disponíveis.
Suporte a dúvidas em tempo real

Outro ponto muito importante durante seus estudo é conseguir tirar dúvidas rapidamente. Na DevMedia temos um time de programadores que tem a missão de tirar sua dúvida em tempo real.

Veja o que nossos usuários dizem sobre o Suporte em tempo real :)

Agradeço e venho aqui reconhecer o trabalho de vocês, pois eu nunca fico sem solucionar uma dúvida, seja pelas respostas aos outros usuários ou a mim.
Vocês se dedicam muito ao suporte e fico feliz por ter escolhido a DevMedia tendo em vista este quesito. Acho importante esse feedback pois é o mínimo que posso fazer.

Ismael Lima

Ismael Lima

star star star star star_border

Muito obrigada! Super claro e objetivo, adorei a atenção que vocês dão aos alunos... Parabéns!!! Até a próxima...

Tainá Rocha

Tainá Rocha

star star star star star
Fortaleça o conhecimento com games de exercícios

Para te manter motivado e fortalecer os conhecimentos adquiridos na memória, a plataforma DevMedia também é um game de exercícios de programação.

Cada tópico de estudos contém um game de exercícios! Ao acertar os exercícios você ganha pontos, medalhas e também sobe sua posição ranking da plataforma.

Além disso toda vez que você acerta exercícios de programação você evolui o seu card! Veja abaixo:

Card DevMedia
Figura. Seu Card DevMedia.
Acerte exercícios e chame atenção de grandes empresas

Aqui na Plataforma temos várias empresas parceiras que buscam seus novos programadores conosco!

Quanto mais exercícios você acertar, maior será sua chance de ser convidado a participar do processo seletivo dessas empresas!

Evolua e chame atenção das empresas na plataforma
Notificação de Vaga
Figura. Notificação de Vaga.
timer

Curta 7 dias PRO grátis

Vem testar nossa Plataforma gratuitamente.

Iniciar Teste

Possui uma conta? Login

O que dizem

Confira o que andam dizendo sobre nós após concluírem seus objetivos em nossa Plataforma.

Feedback dos Alunos

4.9
star star star star star_border

795 avaliações

star star star star star
82% close
star star star star star_border

20%

star star star star_border star_border

12%

star star star_border star_border star_border

6%

star star_border star_border star_border star_border

0%

avatar

Há 21 dias

Wilson Junior

star star star star_border star_border

Muito bom o curso!

avatar

Há 33 dias

Jose Filho

star star star star_border star_border

Agora sei exatamente o que significa a tecnologia REST...

Francisco Lima

Há 48 dias

Francisco Lima

star star star star star_border

Ótimo conteúdo! Parabéns.

Antonio Marcos

Há 59 dias

Antonio Marcos

star star star star star

Quando eu digo que essa galera do DevMedia é top, sei do que estou falando.Com este minicurso que para muitos, e eu me incluo, estes conceitos sempre foram meio obscuros ( tem uma galera que gosta de fazer mistério para ter aquele ar de doutor do assunto... ) temas importantes de tecnologia foram tratados de forma clara e objetiva. Ele não apenas falou do REST, ele fez um comparativo com o SOAP ( que para ser sincero, nunca fui muito adepto ) e cara, muito show de bola. Não basta sair por aí, fazendo, tem-se que saber porque e como. O como, é a parte mais "decorativa" desse binômio. Agora, o porquê... esse faz a diferença. Cara, não só por esse curso mas pelos cursos da DevMedia ( e olha que eu já gastei muita grana em cursos de tecnologia.. que posso dizer é que no Brasil, há dois momentos em nossa carreira: antes da DevMedia e o depois, com essa galera que entende que nossa carreira é top de linha e merece ser tratada com respeito porque somos engenheiros do abstrato. Vocês com certeza dividiram as águas do conhecimento em nosso País, tão carente de capacitação profissional de qualidade. Vocês compartilham conhecimento de forma sincera, autêntica e realmente aplicável.

Confira outros conteúdos

Veja todos os conteúdos

Seja PRO Agora

Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo.

Teste Grátis

Possui uma conta? Login

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Aceitar