Apostilas - SQL para iniciantes

Apostila básica de SQL mostrando os comando básicos da linguagem.

Apostila básica de SQL, mostrando os comando básicos da linguagem, como SELECT, INSERT, UPDATE, GROUP BY, HAVING, entre outros. Baixe Grátis!

Baixar agora

Sistema de Arquivos x Banco Relacional

O acesso a informações em sistemas de processamento de dados que não utilizam Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs), é feito pelo acesso seqüencial a um ou mais arquivos. Cabe ao desenvolvedor criar mecanismos de recuperação da informação. Com a utilização de um SGBD, porém, o acesso fica diferente: pede-se as informações ao gerenciador de banco de dados e elas são devolvidas pelo mesmo. O processo pode ser comparado a uma compra em uma loja de departamentos e uma compra em uma loja de autopeças, que normalmente funcionam por processo diferentes. No primeiro caso, o cliente dirige-se à loja, procura por todas as seções, encontra o produto desejado e efetua a compra. No segundo, o cliente pede ao balconista o item desejado e este entrega-o. No caso da compra em loja de departamentos, o trabalho é todo do cliente, sendo este responsável inclusive pelas especificações necessárias (fazer a escolha certa). Já na loja de autopeças, o balconista assume toda a responsabilidade pela entrega da mercadoria desejada.

Entidades, relacionamentos e atributos

Quanto mais organizadas estiverem as informações no Banco de Dados, mais fácil será a “conversa” com o Gerenciador de Banco de Dados. Para isso, criou-se um modelo chamado Modelo de Entidades e Relacionamentos, do qual fazem parte três elementos:

Baixe agora para continuar lendo

Baixar agora
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados