Aprimorando a escrita de casos de uso - Artigo Revista Engenharia de Software Magazine 36

Esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas.

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo

Esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas.

Para que serve

Um dos artefatos produzidos no início do processo de desenvolvimento de software é a sua especificação de requisitos. Ele é base para as demais atividades de desenvolvimento e sua qualidade é fundamental para o sucesso do projeto.

Em que situação o tema é útil

Na melhoria da forma como trabalhamos com a especificação de requisitos do software através de casos de uso.

Autores: Fabrício Cardim, Iuri Mendes e Rodrigo Spínola

A cada fase do ciclo de vida do software produzimos um documento contendo uma representação distinta do software a ser construído. Cada um desses documentos representa o software em um determinado nível de abstração. A tendência é diminuirmos o nível de abstração através da inclusão de mais e mais detalhes, até que, sua última representação seja o código fonte na linguagem escolhida.

Um dos artefatos produzidos no início do processo de desenvolvimento de software é a sua especificação de requisitos. Ele é base para as demais atividades de desenvolvimento e sua qualidade é fundamental para o sucesso do projeto. Uma especificação de requisitos bem elaborada é pré-requisito para um software de qualidade, embora não seja garantia disso. Desta forma, durante a produção de requisitos devemos possuir, além das atividades essenciais de levantamento e especificação, atividades relacionadas à garantia da qualidade.

Neste contexto, esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas. Também são apresentados alguns modelos de casos de uso (vantagens e desvantagens) e alguns pontos importantes que devem ser considerados durante o processo de escrita. Por fim, são detalhados alguns problemas comuns em casos de uso e fatores de melhorias para se aprimorar a escrita.

Casos de uso

Casos de Uso são documentos importantes para construção de sistemas. Eles descrevem o comportamento que este sistema deverá ter sob diversas condições. Os casos de uso são documentos geralmente criados na forma de texto e servem como meio de comunicação entre partes envolvidas no projeto.

Um caso de uso bem escrito é fácil de ler. Ele consiste de sentenças escritas em uma única forma gramatical – um passo de ação simples – na qual um ator alcança um resultado ou transmite informação para outro ator. Aprender a ler um caso de uso não deve tomar mais do que uns poucos minutos.” (Cockburn, 2001)

A utilização de casos de uso na especificação de requisitos deve levar em consideração os interesses das partes envolvidas (stakeholders). Veremos como a especificação é importante na execução das atividades dos stakeholders.

Existem diversas situações onde casos de uso são utilizados e por esse motivo é preciso que sua forma de escrita seja variada. Essa variação no estilo da escrita dos casos de uso pode tornar a leitura um tanto confusa. Isso faz com que alguns problemas acabem surgindo na etapa de especificação de requisitos e veremos alguns fatores que devem ser levados em consideração para tentar diminuir a ocorrência desses problemas.

Não existe regra para escrever casos de uso, mas existem alguns modelos que são “padrões” de mercado e são comumente utilizados. Neste artigo vamos comentar sobre dois desses modelos.

Para isto, este artigo foi divido nas seguintes seções: Especificação de requisitos através de Casos de Uso, Stakeholders e seus interesses, Estilos de escrita de casos de uso, Modelos de casos de uso, Problemas comuns, Fatores de Melhoria, Conclusão."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados