O Teste de Acessibilidade de Software é um teste no qual consiste em testar o grau de facilidade de uso do software por pessoas com determinadas deficiências ou limitações em decorrência da idade avançada. O teste também visa garantir que cada componente poderá ser facilmente utilizado por pessoas com suas respectivas limitações.

O teste de acessibilidade é semelhante ao teste de usabilidade, porém o teste se concentra em verificar a usabilidade e acessibilidade juntos. O testador irá testar o sistema como os indivíduos com algumas deficiências como a visual, órgãos não funcionais, dificuldade de aprendizagem e a auditiva. Sendo que o cenário ideal seria ter testadores com essas limitações para poder atender a expectativa do usuário, porém sabemos que não é possível ter um profissional com cada limitação para o sistema, então por esse motivo devemos compreender de modo amplo as limitações, para assim atender as necessidades desse público.

A acessibilidade web e mobile traz benefícios à organização, aumentando a boa experiência do usuário e satisfação daquele indivíduo que possui uma determinada limitação a ter mais autonomia ao utilizar o sistema, sem necessitar de auxílio para executar as tarefas simples.

Tem alguma lei para acessibilidade na web?

Sim, atualmente no nosso país temos a Constituição de 1988 que um dos fundamentos do estado democrático de direito é a cidadania e a dignidade da pessoa humana, em seu Artigo 24, XIV: “Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: [...] proteção e integração social das pessoas portadoras de deficiência.”

E temos também a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência (LBI), lei de nº 13.146, essa lei possui um capítulo exclusivo ao acesso à informação e comunicação, aborda a acessibilidade pela internet no Brasil. O Artigo 63 e o parágrafo primeiro dizem:

“Art. 63. É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
§ 1º Os sítios devem conter símbolo de acessibilidade em destaque.”

A tecnologia assistiva é um termo relativamente novo, porém, ele visa garantir recursos de acessibilidade ao computador, comunicação aumentada, projetos de arquitetura para acessibilidade, entre outros. O Artigo 74 garante o acesso da tecnologia assistiva, como observado:

“Art. 74. É garantido à pessoa com deficiência acesso a produtos, recursos, estratégias, práticas, processos, métodos e serviços de tecnologia assistiva que maximizem sua autonomia, mobilidade pessoal e qualidade de vida.”

Essas leis visam garantir a acessibilidade web a todas as pessoas portadoras de alguma deficiência ou limitação.

Tipos de deficiência ou limitação em usabilidade do software

  • Deficiência visual:A deficiência visual inclui o a cegueira completa, a baixa visão, sensibilidade a luz e as pessoas com daltonismo.
    • Baixa visão:Usuários que possuem a visão comprometida e geralmente utilizam ampliadores de tela por ter uma dificuldade em enxergar de perto ou longe.
    • Cegueira:São pessoas que não possuem a visão e utilizam leitores de tela para navegar nos sites, sua funcionalidade é realizada pelo teclado.
    • Daltonismo:É um tipo de deficiência visual que afeta 10% da população mundial masculina.
  • Deficiência auditiva:Concentra na dificuldade em ouvir com clareza ou o comprometimento total com a audição, por esse motivo alguns sites adicionam a acessibilidade em libras.
  • Dificuldade de aprendizagem:São problemas nos quais a pessoa acha as palavras muito difíceis. Sendo assim, o testador deverá verificar se o idioma é compatível para leitura do usuário e se as palavras utilizadas são de fácil compreensão.
  • Deficiência física:O teste é realizado para pessoas com dificuldade em usar o teclado ou mouse, o que inclui movimentos das mãos e lentidão muscular.
  • Idosos:É comum em idosos ter a capacidade de visão comprometida em decorrência natural da idade, pensar em um site onde o usuário possa aumentar o tamanho da fonte das informações, onde ocorra uma fácil leitura e interação com as funcionalidades.
  • Idioma:Um software para os usuários brasileiros deverá ter as informações em português do Brasil, pois 95% da população brasileira não fala inglês. A solução eficaz para outros usuários de diferentes nacionalidades é ter a possibilidade alterar o idioma da interface do usuário.

Como é realizado um teste de acessibilidade?

O teste de acessibilidade poderá ser realizado com a metodologia de testes de caixa preta.

Teste de caixa-preta:

Onde o testador irá verificar por meio de extensões disponíveis no mercado de software se uma pessoa com daltonismo conseguirá visualizar os componentes da interface de maneira clara e agradável, o testador deverá verificar se uma pessoa com miopia conseguirá ler as instruções e se a legibilidade das informações está de fácil compreensão.

Outro ponto que será testado, é o acesso por deficientes auditivos caso não alfabetizados, a interface deverá possuir um tradutor para a linguagem brasileira de sinais (libras).

Boas práticas para um software com acessibilidade

As boas práticas visam ampliar a diversificação do público, além de ser uma excelente oportunidade de rever toda a comunicação digital, promovendo um importante papel social que é a inclusão digital.

  • O tamanho da fonte deve facilitar a leitura
  • Evite o uso da fonte no estilo itálico, pois essa formatação dificulta a leitura
  • As cores devem seguir regras para que todos os usuários consigam identificar os elementos
  • Todo elemento informativo, como o ícone por exemplo, precisa de um elemento textual que o descreva
  • Links devem ser claramente identificados por elementos visuais
  • É recomendado que todo site tenha conteúdo em áudio para sua descrição de conteúdo
  • É apropriado que todo site tenha interpretação em Libras por meio de um avatar digital
  • Todo conteúdo digital não textual como por exemplo uma imagem, deverá conter uma descrição

Não é possível garantir 100% da acessibilidade em um software, mas podemos pensar em como promover uma boa experiência para todos os usuários.

Referências

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

https://www.w3.org/TR/wai-aria/

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Assistiva – Tecnologia e Educação, 2017. Porto Alegre, RS

BRASIL, 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015.

U.S. Assistive Technology Act of 2004. Public Law 108-364 25/10/2004.

RADABAUGH, M. P. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities – A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993