Artigo Clube Delphi 100 - Metadados
Neste artigo veremos o que são MetaDados e o acesso aos MetaDados do banco.
Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Banco de Dados
Metadados
Veja como recuperar a estrutura do seu banco de dados através da sua aplicação
|
Neste artigo veremos |
|
·O que são MetaDados? ·Acesso aos MetaDados do banco. |
|
Qual a finalidade? |
|
·A finalidade dos metadados é conhecer a estrutura do banco de dados que está se trabalhando e tirar proveito dessas informações. |
|
Quais situações utilizam esses recursos? |
|
·Aplica-se a todo tipo de software que se utiliza de banco de dados Win32. |
Resumo DevMan
Os MetaDados são informações valiosíssimas em determinados momentos de nossa aplicação. Podemos utilizar os metadados para recuperar informações sobre o BD, como tabelas, campos, índices, procedures, triggers e outros objetos.
Chamados também Metainformação, os Metadados são informações referentes a uma base de dados (descritas na maior parte das literaturas como dados sobre dados), sendo definidas também como abstração dos dados que indicam a estrutura e características de uma fonte de armazenamento de valores (tabelas, atributos, procedimentos, triggers etc). É a partir de suas informações que ocorre o processamento e funcionamento da estrutura de armazenagem, pesquisa e manutenção das informações.
Sabemos que no mercado há uma série de ótimas ferramentas case para a manipulação e gerenciamento destas informações e que há também casos em que estas informações precisam ser tratadas a partir de um sistema, que deverá acessar e manipular os resultados obtidos fazendo assim uma análise crítica da estrutura da fonte de armazenamento, levando o programador a tomar decisões.
Uma das maiores finalidades ao extrairmos os metadados em nossas aplicações refere-se a alguma mudança de estrutura das tabelas do banco de dados, criação de alguma nova tabela, campo, chave, entre outras situações nas quais o programador verifica através dos metadados da estrutura atual se houve ou não a atualização, podendo passar parâmetros definidos no caso de base desatualizada.
Faremos no decorrer deste artigo o acesso aos metadados do banco de dados Employee.fdb que acompanha a instalação default do banco de dados Firebird, onde veremos como recuperar informações da estrutura de modo geral, tabelas, atributos, relacionamentos, campos chaves entre outros, que também utilizaremos para a montagem de um Builder SQL que irá gerar automaticamente alguns comandos de relacionamento de acordo com a atual estrutura da fonte (select e update onde o usuário poderá selecionar quais os campos deverão ser adicionados à consulta).
Nota DevMan
Ao utilizar ferramentas de front-end para bandos de dados, como o IBExpert, por exemplo, podemos extrair facilmente os metadados de bancos de dados. Esses metadados nada mais são do que a estrutura, o esqueleto do banco de dados, o esquema (schema). Com ele podemos recriar facilmente um BD sem a real necessidade em se conhecer a fundo o banco.
Veja como extrair os metadados diretamente no IBExpert. Entre no programa e conecte-se a uma base de dados Interbase ou Firebird. Em seguida acesse o menu Tools>Extract Metadata. Uma janela será aberta e nela você deverá selecionar de quais objetos quer extrair os metadados. Selecione Extract all para extrair a estrutura inteira do banco. Agora clique na aba "
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo