Artigo Clube Delphi 106 - Métodos da teoria à prática

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 106.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 106. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


EasyDelphi

Métodos da teoria à prática

Entenda de forma simples e prática como trabalhar com métodos em Delphi

 

Neste artigo veremos

·Como funcionam os métodos de forma prática.

·Maneiras de definí-los, bem como a compreensão da necessidade.

·Exemplo prático, e implementação de uma biblioteca de métodos.

Qual a finalidade

·Tornar clara e compreensível o entendimento, a utilidade e a problemática para defini-los, agregando maior organização e qualidade ao seu software.

Quais situações utilizam esses recursos?

·Qualquer software pode possuir estes recursos, tornando mais produtivo o desenvolvimento e conseqüentemente facilitando sua manutenção.

 

Resumo do DevMan

É comum a nós desenvolvedores em nosso ambiente de trabalho ou até mesmo fora dele realizar manutenções e adaptações em softwares antigos, que muitas vezes não tiveram um planejamento tão eficaz, ou não foram implementados de maneiras mais práticas, possuindo códigos repetitivos e mal-organizados. A criação de métodos e rotinas genéricas podem fazer com que o desenvolvimento se torne mais fácil em questões de manutenção, entendimento e é claro, organização.

 

  Quando estamos iniciando o aprendizado de uma linguagem de programação, é comum que surjam muitas dúvidas relacionadas à maneira de como resolveremos nossos desafios da melhor maneira possível. Muitas vezes temos o conhecimento teórico necessário, porém, por falta de experiência, ou por outros fatores, acabamos não adotando estas teorias em nossos softwares.

É comum ao trabalharmos com manutenção de software, nos depararmos com códigos repetitivos como validações simples, dezenas de cálculos, ou até mesmo rotinas implementadas de forma errada ou desnecessária. Neste artigo, o nosso objetivo é fazer o melhor entendimento possível destas situações (teóricas) para que assim, possamos minimizar nosso retrabalho, tornando nossos softwares mais produtivos, com maior qualidade e é claro, tornar o nosso trabalho cada vez mais simples, ágil e eficiente.

Para isso, começaremos entendendo conceitos simples, para que possamos seguir para a prática, e aumentar a dificuldade gradativamente, no entanto, é necessário antes entendermos um dos principais conceitos que envolvem nosso trabalho. A análise." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados