Artigo Clube Delphi 55 - Guitar Explorer

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 55

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Guitar Explorer

Uma aplicação prática envolvendo o uso de tipos, arrays e técnicas de programação multimídia

Mesmo que você não seja um guitarrista ou não se interesse por música, não deixe de ler este artigo, pois ele lhe mostrará várias situações interessantes abordando o uso de matrizes, open arrays e tipos, aplicados a um exemplo construído em Delphi. Não é necessário ter qualquer conhecimento musical para entender o conteúdo técnico deste artigo. Passarei alguns conceitos básicos apenas para situar o leitor no assunto que está sendo abordado.

A função do programa é mostrar visualmente um fretboard (braço da guitarra) e permitir que o usuário clique em uma determinada corda em um determinado fret (“traste”) e obtenha a nota musical relacionada, bem como selecionar escalas musicais e visualizá-las desenhadas no fretboard e na notação de tablatura, nota por nota. As notas também podem ser ouvidas caso o usuário disponha de placa de som.

O básico

Antes de partirmos para a parte prática, vou passar um mínimo de informações sobre a teoria envolvida no programa. Note que, apesar de tocar guitarra, não sou profundo conhecedor de teoria musical e nunca tive muita paciência para aprendê-la.

Esse foi na realidade um dos motivos que me levou a escrever este programa: entender um pouco mais sobre a teoria de notas e escalas. Para quem não quiser entender a teoria por trás do programa, pule esta etapa e vá direto para a parte prática, caso contrário, vamos lá:

Acredito que a maioria das pessoas conheça as sete notas musicais: Dó (C), Ré (D), Mi (E), Fá (F), Sol (G), Lá (A) e Si (B) – as letras entre parênteses são o que chamamos de representação cifrada, sendo assim, o C representa um Dó, o A representa um Lá, e assim por diante. Chamamos de escala cromática a escala que contém todas as notas musicais, ou seja: C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B-C (Dó - Dó sustenido - Ré - Ré sustenido - Mi - Fá - Fá sustenido - Sol - Sol sustenido - Lá - Lá sustenido - Si – Dó). O intervalo (distância sonora) entre qualquer nota e a próxima nota consecutiva na escala cromática é chamada de semitom, portanto entre um C e um C# temos um semitom. Observe que não existe E# e B#.

Uma escala consiste em uma seqüência de notas que nos leva de uma oitava até a outra, ou seja, usando como exemplo a escala apresentada anteriormente, o Dó (C) final está uma oitava acima (mais agudo) em relação ao Dó (C) inicial.

Outra informação básica que facilitará a compreensão do programa é que utilizaremos a afinação padrão para a guitarra, onde as cordas estão afinadas em E A D G B E (Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi).

Para quem quiser se aprofundar mais na teoria musical envolvida, sugiro ir até o link " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados