Artigo Clube Delphi 56 - Aplicações Multicamadas com DataSnap e Firebird

Parte I – Introdução, criação do BD, servidor de aplicação e interface cliente.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 56. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Aplicações Multicamadas com DataSnap e Firebird

Parte I – Introdução, criação do BD, servidor de aplicação e interface cliente

Ao longo de nossas vidas profissionais, temos acompanhado a evolução de várias tecnologias dentro do desenvolvimento de soluções baseadas em software. Evolução de ambientes de desenvolvimento, linguagens de programação, sistemas operacionais, banco de dados, modelos e técnicas de implementação, entre tantas outras coisas. Essas inovações corrigem problemas trazidos por tecnologias anteriores, otimizam a performance, escalabilidade e custo-benefício de aplicações. Não foi diferente com o modelo de desenvolvimento conhecido como objetos distribuídos e multicamadas.

Acredito que a maioria dos desenvolvedores Delphi utiliza hoje o modelo cliente / servidor, por ser mais simples e de fácil aprendizado. Como banco de dados, acredito que muitos optaram pelo Firebird: é free, open source, robusto e de fácil administração e configuração. Nada impede que você desenvolva sua aplicação multicamadas com Firebird usando as mesmas técnicas empregadas no modelo cliente / servidor, pois a curva de aprendizado é bastante pequena, graças ao DataSnap.

 Neste artigo vamos abordar a evolução desse modelo, suas vantagens e obstáculos, criando um exemplo passo a passo. De forma clara e direta mostraremos situações do cotidiano num exemplo prático e simples, bem próximo da realidade do desenvolvimento de software. Pretendo, dessa forma, “encorajar” os desenvolvedores a adotarem o novo modelo, já que muitas empresas buscam soluções nessa área, por uma série de vantagens que destacarei a seguir.

Nossa solução também terá um diferencial: veremos como construir diferentes tipos de aplicação cliente (Windows/VCL, Web etc.) para acessar o mesmo servidor de aplicação, centralizando e compartilhando regras de negócio e de acesso a dados. Ou seja, você poderá fornecer para o seu cliente uma versão Web do sistema (baseada em um browser) ou Windows, de acordo com a necessidade.

Antes de iniciarmos um exemplo prático, vamos relembrar alguns conceitos importantes e necessários para o entendimento da aplicação a ser criada." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados