Artigo Clube Delphi 57 - Desenvolvimento ágil no Delphi 2005

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 57.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 57. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Desenvolvimento ágil no Delphi 2005

Refactoring e Testes Unitários

As metodologias ágeis de desenvolvimento, particularmente a XP (Extreme Programming), sugerem diversas práticas para melhorar a produtividade do desenvolvedor e a qualidade do código-fonte. Entre as principais práticas da XP encontramos duas que são bastante interessantes e que podem trazer bons hábitos para as equipes de desenvolvimento:

·Refactoring (refatoração): segundo a definição de Martin Fowler, “é uma técnica disciplinada para a reestruturação de um corpo existente de código, alterando sua estrutura interna sem mudar seu comportamento externo”. Cada refactoring é uma pequena transformação aplicada ao código-fonte, visando melhorar sua legibilidade, performance, organização, adequação a um padrão etc.;

·Teste Unitário: o Extreme na XP pede, entre outras coisas, que cada módulo seja testado antes de ser escrito. Isso implica na criação de classes de teste, cuja função é criar objetos de outra(s) classe(s), chamar seus métodos e verificar os resultados, declarando sucesso ou falha em cada teste.

O Delphi 2005 oferece formas rápidas e fáceis para a utilização dessas duas técnicas, conforme veremos neste artigo.

 

Dica: confira uma introdução ao DUnit na edição 52."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados