Artigo Clube Delphi 60 - StarTeam passo a passo

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 60.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

StarTeam passo a passo

Controle e produtividade máxima no trabalho em equipe

Se você trabalha em um projeto em equipe e é um daqueles que vivem gritando algo do tipo “atenção pessoal, não mexam no arquivo util.pas que eu vou alterar ele agora!”, torce para não ter que jamais restaurar uma versão de um código-fonte usando seu velho e desatualizado backup, controla solicitações de clientes ou de outros desenvolvedores através de e-mails, repassa tarefas para outros programadores através de telefone, ICQ ou MSN, controla prazos e progresso de tarefas fazendo círculos e rabiscos no calendário em cima de mesa, vive apagando e escrevendo informações sobre o projeto no judiado quadro branco na parede (que já está saturado de setas e retângulos), organiza discussões sobre o projeto em um grupo do Yahoo, não se assuste, você não está sozinho, é exatamente assim que muitas empresas ainda conseguem sobreviver fazendo software.

Eu diria que esse processo podia até funcionar anos atrás, mas é totalmente inadmissível nos dias atuais. Não há mais motivo para tamanho amadorismo, frente às opções e ferramentas que temos à disposição hoje. Falta de Controle é um dos principais motivos que levam projetos ao fracasso total: ninguém sabe quem está fazendo o quê, como anda o projeto, o que está pronto, o que ainda precisa ser feito, o que foi alterado de uma versão para outra de uma aplicação, o que foi pedido pelo cliente ou pelo gerente do projeto, como está o progresso de uma alteração solicitada ou de uma tarefa e assim por diante.

É justamente aí que entra o StarTeam, uma ferramenta de SCM (Software Configuration Management) da Borland e uma peça-chave do ALM (Application Lifecycle Management), tanto que ocupa o centro do logotipo que representa a solução (www.borland.com/alm). O StarTeam permite que membros de equipes de desenvolvimento trabalhem em harmonia, colaboração contínua, cooperação mútua, com total controle e obtendo máxima produtividade. Todos os artefatos relativos ao projeto, como códigos-fonte, diagramas UML, documentos, solicitações, tarefas etc., ficam armazenados em um repositório centralizado e disponível para ser acessado pelos membros da equipe a qualquer momento.

 

Nota: O StarTeam é hoje um produto Borland, mas foi originalmente desenvolvido pela Starbase, companhia que foi comprada em 2003 pela Borland."

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados