Artigo Clube Delphi 63 - O CodeDOM e a IDE do Delphi

Editorial da Revista Clube Delphi Edição 63

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download desta revista. Os artigos disponíveis somente em html.

O CodeDOM e a IDE do Delphi

Representando e gerando código Delphi usando objetos

 

Nota do Editor: É com enorme alegria que trazemos nesta edição um artigo feito por um dos arquitetos do Delphi. Corbin Dunn participou como engenheiro do Delphi 8 e Delphi 2005, desenvolvendo importantes partes da IDE, incluindo o gerador de código e uso do CodeDOM (assunto que ele apresenta neste artigo). Ele gentilmente nos forneceu este material, que também foi utilizado em sua palestra durante a Borland Conference de 2004. Este artigo foi traduzido com base no documento original disponível em bdn.borland.com/borcon2004. Nesse mesmo endereço, você pode consultar as várias outras apresentações do evento. O assunto CodeDOM é bastante interessante. A IDE utiliza um CodeDOM para ler, gerar e manipular o código dos componentes que você coloca no designer do Windows Forms e Web Forms. Lembre-se que não existe DFM, então, a IDE precisa processar código Delphi para montar os componentes em design-time. Esse não é um recurso exclusivo da IDE, você pode ultilizar esse poderoso mecanismo em suas próprias aplicações, para representar completamente o código-fonte Delphi em objetos, como Corbin mostra neste artigo.

 

O que é CodeDOM?

O Code Document Object Model (CodeDOM) permite que os desenvolvedores de .NET gerem e compilem código-fonte em várias linguagens, em tempo de execução. O CodeDOM é um conjunto de classes usadas para representar código-fonte. Uma vez representado o código-fonte no CodeDOM, ele poderá ser gerado, compilado em um assembly ou compilado na memória e, em seguida, executado. Um aplicativo também pode usar o CodeDOM como uma “camada” destinada a ler código-fonte sem o conhecimento intrínseco da linguagem básica que está sendo usada." [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados