Artigo Clube Delphi 65 - DataSnap e COM+

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 65.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 65. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

DataSnap e COM+

Parte II – Object Pooling, Connection Pooling e Shared Connection

Na edição anterior, iniciamos nosso curso de DataSnap/COM+ avançado com a elaboração de uma aplicação facilmente portável de duas para n-camadas. Nessa segunda parte, começaremos a analisar diversos conceitos e técnicas raramente abordadas e portanto, pouco conhecidas entre os desenvolvedores em geral. Tais técnicas, quando corretamente utilizadas, podem fazer a diferença em projetos de médio a grande porte, melhorando substancialmente o desempenho da aplicação como um todo.

 

Criando o banco de dados

Nosso exemplo consistirá em uma aplicação que realiza transações bancárias. Para tanto, usaremos o SQL Server e a biblioteca ADO (ActiveX Data Objects) na conexão com o banco de dados, o que permitirá o uso efetivo de recursos exclusivos oferecidos por essas tecnologias, como transações com o MSDTC (Microsoft Distributed Transaction Coordinator). Além disso, o ADO oferece facilmente o Connection Pooling e é considerado o melhor engine para acesso ao MSSQL, pois faz uso nativo do TDS (Tabular Data Stream). Contudo, o mais importante aqui é o entendimento das técnicas e esse será o nosso foco.

Crie um novo banco de dados com o nome “Banco” no SQL Server e adicione a ele uma simples tabela de nome “Conta” com a seguinte estrutura:

 

CREATE TABLE CONTA (

  NUMERO INTEGER NOT NULL PRIMARY " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados