Artigo Clube Delphi 69 - Padrões de Projeto

Artigo publicado pela ClubeDelphi edição 69.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 69. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Padrões de Projeto

Parte III – Design Patterns

 

Novamente estamos aqui, agora com o último artigo desta série, que buscou levar a vocês uma introdução ao mundo dos padrões de projeto. Como mencionado na edição anterior, o artigo de hoje mostrará como os padrões estão classificados e alguns exemplos práticos.

A “gangue dos quatro” (GoF - pessoas que catalogaram os padrões de projeto mais comuns), realizou um grande trabalho de pesquisa que resultou em uma classificação dos padrões em algumas categorias: Criacionais, Estruturais e Comportamentais.

Nota: Como ficaria muito extensa a explicação e demonstração de cada padrão, demonstraremos apenas um padrão de cada classificação e nas referências do final do artigo maiores detalhes poderão ser encontrados.

 

Criacionais

Os padrões dessa categoria têm a característica de abstrair a instanciação e o processo de instanciação de objetos, de tal forma que um sistema pode não depender (saber) como são criados determinados objetos. Para conseguir essa independência e flexibilidade, os padrões criacionais encapsulam as classes concretas que existem. Nessa categoria existem cinco padrões mais comuns:

·Abstract Factory;

·Builder;

·Singleton;

·Prototype;

·Factory Method.

 

Factory Method

Fornece uma interface para criação de objetos, porém essa criação é determinada por suas subclasses. Vamos a um exemplo prático. Podemos utilizar esse padrão para abstrair a criação de formulários de nossos sistemas, para isso inicie um novo projeto no Delphi 7 (você pode utilizar também o Delphi 2005/2006) e organize o formulário principal como é exibido na Figura 1.

 

Figura 1. Formulário principal

 

Agora adicione mais três formulários e salve o projeto, podendo-se deixar os nomes padrão. Vamos agora criar nossa classe que usará o padrão Factory Method.  Crie uma nova unit no projeto e a salve como “FormFactoryU.pas” e adicione a classe da Listagem 1. Adicione também uma função pública, da qual nossa “fábrica” (Factory) de formulários será acessada:

 

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados