Artigo Clube Delphi 71 - 10 Add-Ins para Delphi

Conheça os melhores Add-ins utilizados pelos desenvolvedores Delphi.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 71. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

10 Add-Ins para Delphi

Conheça os melhores Add-ins utilizados pelos desenvolvedores Delphi

Imagine como seria se a Borland colocasse em suas ferramentas todas as funcionalidades já imaginadas e requisitadas pelos desenvolvedores. Logicamente, os recursos (custos, tempo, pessoal, qualidade) necessários para tanto seriam inimagináveis! Por isso, como outros grandes IDEs do mercado, o Delphi disponibiliza diversas interfaces de programação para que toda a comunidade possa contribuir e melhorar ainda mais o ambiente de desenvolvimento, fazendo com que todos se sintam parte desse grande projeto e usufruam disso.

Se você é programador Delphi há bastante tempo, certamente já deve ter ouvido falar de famosos Add-ins, como o GExperts e o CnWizards. Esses, na verdade, são pacotes contendo conjuntos de funcionalidades para aumentar ainda mais a produtividade no IDE. Inclusive, há quem diga que não conseguiria voltar a programar sem eles! Veremos então alguns mais utilizados, de modo a abrir um leque de possibilidades e manter o leitor atualizado quanto ao que está sendo visto de melhor hoje no mercado. Veremos cada um desses add-ins, mas por estar cobrindo tantos, só teremos espaço para apresentar as suas funcionalidades básicas.

 

GExperts

Talvez o mais famoso pacote de funcionalidades adicionais para Delphi e C++ Builder seja hoje o GExperts. Tem caráter livre, de código aberto e está hospedado no site SourceForge.net (www.sf.net). Erik Berry é o líder do projeto, uma das maiores personalidades do mundo Open Tools API para quase todas as ferramentas da Borland.

Suas funcionalidades variam desde simples atalhos para comentar o código até poderosas ferramentas, como um pesquisador avançado e um depurador simples e fácil para agilizar a operação.

Um dos recursos mais utilizados do Add-in é o Message Dialog Expert. Com ele, é possível construir interativamente comandos MessageDlg ou MessageBox, além de ser possível testar a janela em tempo de projeto (Figura 1).

 

Figura 1. Construção interativa de Message Dialogs com o GExperts

 

Uma outra funcionalidade bastante interessante desse kit é conhecida como Grep e é utilizada para realizar buscas nos arquivos. Estendendo o famoso Find in files do Delphi, podemos realizar buscas em arquivos DFM / XFM, utilizar expressões regulares, procurar em diretórios específicos, nos arquivos do Project Group ativo, ignorar comentários etc. Além disso, os resultados aparecem de maneira muito mais atrativa e inteligível.

Dentre outros recursos, também devemos destacar a possibilidade de realização de backup dos projetos de maneira bastante fácil, o que, para quem não usa uma ferramenta de controle de versões, é indispensável. Existem ferramentas também para, por exemplo, apagar todos os arquivos inúteis em determinados diretórios, como backups feitos pelo Delphi e arquivos temporários (Figura 2).

 

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados