Artigo Clube Delphi 72 - ActionList

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 72.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 72. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo pdf para download deste artigo.

Componentes

ActionList

Reaproveitamento de código e ações personalizadas

Quem de nós nunca ouviu falar em reutilização de código? Essa é uma das grandes vantagens da Orientação a Objetos e é um dos motivos que a faz tão famosa. Hoje, o tempo gasto na codificação do software tem sido cada vez mais reduzido e essa é uma das grandes tendências das próximas metodologias e paradigmas de programação.

Quando falamos de classes e objetos, fica claro que reutilizar significa reaproveitá-los em diversos lugares, evitando a duplicação. Porém, o Delphi também é fortemente baseado em uma arquitetura orientada a eventos. Nesse caso, o simples fato de podermos configurar o mesmo método tratador de evento (event handler) para mais de um botão já demonstra o reuso.

Agora, e quando os controles que disparam esses eventos são de naturezas bem diferentes, como um item de menu e um botão na Toolbar? Vejamos como utilizar na prática o ActionList, que entre muitas outras coisas podem ajudar muito nesse sentido. Suas restrições e cuidados, passando por ações pré-definidas, customizadas e, por fim, veremos como registrá-las no IDE.

Actions

Como comentado, replicar o mesmo event handler para mais de um controle é geralmente fácil, basta que o tipo de método tratador seja o mesmo. Em outras palavras, a assinatura deve ser a mesma. Quando isso não acontece, o IDE nem mesmo deixa você selecionar o método no ComboBox do Object Inspector. Para resolver esse problema, o Delphi introduziu um conceito conhecido como Actions, através do qual, teremos uma ação a ser executada e que pode ser conectada a qualquer controle que possua uma propriedade chamada Action.

O Delphi, da mesma forma que traz diversos componentes prontos, traz também algumas ações pré-definidas a serem utilizadas em nossas aplicações. Essas ações, quando executadas, podem realizar diversas modificações no programa atual. Por exemplo, existe uma para realizar um "

[...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados