Artigo Clube Delphi 74 - Interfaces

Artigo da revista Clube Delphi Edição 74

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Interfaces

 

Domine um dos mais poderosos recursos da POO

Muitas já ouviram falar, outros sabem que existe, mas nunca utilizaram. O fato é que poucos desenvolvedores fazem uso efetivo de interfaces em seus projetos. Esse recurso, que foi' introduzido no Delphi 3, para dar suporte à arquitetura COM, pode melhorar substancialmente o design de uma aplicação orientada a objetos. Além disso, apesar de não parecer, é muito simples e fácil de ser implementado.

 

Mas o que são Interfaces?

Pense na primeira imagem que vem à sua mente quando falamos "interface'Xertarnente, existe uma grande possibilidade de você ter pensado em uma janela/formulário para a interação com os usuários de seu sistema. Contudo, podemos ir mais a fundo e também imaginar os objetos de nossa aplicação interagindo uns com os outros. Esses, por sua vez, precisam se conhecer para então saber quais mensagens poderão trocar. É aí que entram esinteriaces. Podemos visualizar os objetos de nossa aplicação como instâncias de uma classe na memória e dividi-Ias em duas partes: sua visualização externa e a própria implementação de seus métodos.

Note que até o momento estamos focando nossas atenções apenas nesse contexto. Entretanto, interfaces podem ser encontradas em diversas outras situações. Além das já citadas interações com usuário e entre objetos, programas inteiros também podem se comunicar e peças de hardware precisam se encaixar perfeitamente. Com isso, fica fácil imaginar diversas situações para o uso de interfaces.

Vamos então conceitualizá-las como um contrato entre duas partes. Se determinado objeto declara que implementa uma interface, ele deve segui-la à risca, implementando tudo o que for estipulado por esse 'acordo'. Da mesma maneira,os outros objetos poderão ter certeza de que as mensagens enviadas a ele serão correspondidas. E o mais importante: saberão quais operações poderão ser solicitadas.

Tente fazer uma relação desses objetos com um programa e sua interface gráfica. A intenção do desenho de um formulário é a de mostrar quais operações. podem ser executadas sobre tal aplicação. Expondo-as de maneira clara para quem estiver utilizando o sistema.

 

E quais as vantagens do uso desse conceito em meus objetos?

O Delphi, por natureza, é uma linguagem fortemente tipada. lsso significa que, quando um método é chamado, já sabemos previamente quais os seus parâmetros e seu tipo de retorno. No caso de objetos, a declaração desses métodos é feita na sua classe, em uma seção denominada, coincidentemente, de interface.

Se declararmos uma variável em nosso código cujo tipo é uma classe, estaremos certos de que poderemos chamar qualquer método disponibilizado pelo objeto que a ela for associado, como por exemplo:

 

UmNadador: TNadador;
( ... )

UmNadador := TNadador.Create;
UmNadador.Nada;

 

Como podemos ver no código anterior, a variável Um Nadador recebe uma instância da classe TNadador e chama seu procedimento Nada. No entanto, o que poderia ser feito se precisássemos associar à Um Nadador, um objeto de uma classe " [...] continue lendo...

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