Artigo Clube Delphi 75 - 15 Dicas de Delphi

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 75.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 75. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Win32

15 dicas de Delphi

Dicas de Delphi para desenvolvedores iniciantes

 

Este artigo mostrará 15 dicas de Delphi (Win32) para desenvolvedores iniciantes e intermediários. Veremos os mais variados assuntos, desde o IDE até opções para facilitar a depuração de aplicações. Usuários que estão iniciando com o Delphi ou que possuem pouca experiência no mesmo, terão algumas dicas úteis para uso no dia a dia durante o desenvolvimento.

 

Nota: Todas as dicas são focadas no Delphi 7, porém, a maioria pode ser aplicada em qualquer versão do Delphi em aplicações Win32.

 

1. Definindo o carregamento dos formulários da aplicação

Quando criamos uma aplicação no Delphi, todos os formulários que construímos a partir da opção New Form por padrão ficam definidos como Auto-create forms dentro da janela Options do projeto (Project>Options>Forms).

Isso significa que, se você tiver, por exemplo, 10 formulários em sua aplicação, todos serão carregados em memória no momento que a aplicação for iniciada. Dependendo do tamanho de sua aplicação você pode ter sérios problemas de performance.

Uma boa prática é definir o formulário principal da aplicação como Auto-create forms e os demais como Available forms (Figura 1).

 

Figura 1. Definindo o comportamento de criação dos formulários do projeto

 

Uma observação apenas é que se o formulário a ser chamado estiver definido dentro da seção Auto-create forms, não precisamos criar a mesmo via código, isso é, basta fazer a chamada ao método Show (ou ShowModal) para visualizar o formulário.

Já se o formulário estiver definido como Available forms precisaremos criar o mesmo através de seu construtor (método Create) antes de invocar o método Show para mostrá-lo na tela.

 

Nota: Você pode especificar a seção para que um formulário seja adicionado por padrão quando for criado (opção New Form) durante o projeto. Para isso, acesse a opção Tools>Environment Options>Designer e defina a opção Auto create forms & data modules disponível no item Module creation options.

 

2. Criando e destruindo formulários

Quando instanciamos um formulário em nossa aplicação através do seu construtor (método Create) e fazemos sua chamada através do método ShowModal para mostrar o mesmo ao usuário da aplicação, é importante destruirmos sua instancia quando o usuário fechar o mesmo.

Uma boa opção para garantir que o formulário sempre será destruído, mesmo que algum erro ocorra, é utilizar a instrução try...finally...end. Essa instrução garante que todo o código escrito dentro da seção " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados