Artigo Clube Delphi 76 - Controle de Acesso

Neste artigo veremos como realizar o controle de acesso em uma aplicação Delphi, utilizando menu dinâmico.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 76. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Mão na Massa

Controle de Acesso

Realizando o controle de acesso de usuários e grupos da aplicação através de menu dinâmico

Everson Volaco

Neste artigo veremos como realizar o controle de acesso em uma aplicação Delphi, utilizando menu dinâmico. A idéia é definir os privilégios de acesso dos usuários e grupos do sistema no banco de dados e habilitar as opções do menu principal (MainMenu) e dos botões das telas de cadastro, de acordo com esses privilégios.

 

Nota: Para o exemplo deste artigo utilizei o Delphi 7 com o InterBase 7.5.1, porém você pode utilizar qualquer outra versão do Delphi e do InterBase ou Firebird.

Exemplo

Para o exemplo deste artigo criaremos uma aplicação VCL (Win32) contendo inúmeras opções de menu e telas de cadastro e movimentação. Para não sair do foco do assunto deste artigo, controle de acesso, não implementaremos todas as telas desse sistema, porém as funcionalidades que serão necessárias para fazer o controle de acesso dos usuários e grupos, serão mostradas.

Serão utilizados os privilégios de Consulta, Inserção, Alteração e Exclusão, os quais poderão ser definidos tanto para um grupo quanto para um usuário do sistema. Um usuário poderá pertencer a mais de um grupo, onde, caso o mesmo possua privilégios de acesso diferentes em cada grupo, os privilégios serão concatenados.

Por exemplo, se definirmos que o usuário Everson pertence aos grupos Desenvolvedores e Analistas e no grupo Desenvolvedores o mesmo tenha apenas permissão de Inserção na tela de clientes, porém, no grupo Analistas tenha permissões de Alteração e Exclusão, então o Everson será capaz de Inserir, Alterar e Excluir os clientes.

O controle de acesso poderá ser definido ainda ao nível de usuário sem a necessidade de vinculá-lo a um ou mais grupos. No entanto, caso existam permissões de acesso definidas diretamente no usuário e esse pertença a um grupo que também possui permissões definidas, as mesmas serão concatenadas da mesma forma que ocorre entre os grupos.

 

Nota: Por questões de espaço, mostraremos neste artigo apenas os códigos relacionados ao controle de acesso da aplicação. Você pode ter acesso ao código-fonte completo do exemplo através do link para download.

Definindo o banco de dados

Começaremos o exemplo, definindo as tabelas que serão responsáveis em armazenar as informações referentes ao controle de acesso do sistema. Abra a sua ferramenta de gerenciamento de banco de dados InterBase ou Firebird, como por exemplo o IBConsole ou IBExpert e crie um banco de dados com o nome de “ACESSO.IB”. Criaremos seis tabelas no banco de dados, cuja descrição das mesmas consta na Tabela 1.

 

Nome da Tabela

Descrição

MENUS

Tabela contendo todas as opções disponíveis no menu principal da aplicação.

GRUPOS

Tabela contendo todos os grupos cadastrados no sistema.

USUARIOS

Tabela com todos os usuários do sistema.

GRUPOS_USUARIOS

Tabela de vínculo entre os usuários e grupos do sistema.

PERMISSOES_GRUPOS

Tabela contendo as permissões de acesso de cada item de menu e tela para os grupos do sistema.

PERMISSOES_USUARIOS

Tabela contendo as permissões de acesso de cada item de menu e tela para os usuários do sistema.

 Tabela 1. Descrição das tabelas do banco

Na Listagem 1 temos as instruções DDL para a criação das tabelas.

 

Listagem 1. Código para criação das tabelas

CREATE TABLE MENUS (

  MEN_CODIGO INTEGER NOT NULL,

  MEN_NOME VARCHAR(25) NOT NULL,

  MEN_CODIGOPAI INTEGER,

  MEN_EXISTE BOOLEAN NOT NULL,

  CONSTRAINT PK_MENUS PRIMARY KEY (MEN_CODIGO),

  CONSTRAINT FK_MENUS FOREIGN KEY (MEN_CODIGOPAI)

  REFERENCES MENUS(MEN_CODIGO)

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados