Artigo Clube Delphi 78 - Mini-Curso de Delphi e UML - Parte III

Veremos neste artigo como gerar o código Delphi a partir do ModelMaker para construirmos nossa aplicação.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 78. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

POO

Mini-Curso de Delphi e UML – Parte III

 

Dando continuidade ao curso, veremos neste artigo como gerar o código Delphi a partir do ModelMaker para construirmos nossa aplicação.

 

Codificando e gerando classes

Inicie um novo projeto no Delphi e salve-o. Inclua uma nova unit e salve-a como “BusinessModel.pas”. Acesse o menu ModelMaker>Run ModelMaker Pascal Edition. Agora no ModelMaker abra o projeto do curso e na guia Modules clique com o botão direito sobre Classes not assigned to modules e escolha Add new Module.

Agora é preciso escolher em qual unit as classes serão geradas e quais classes serão geradas nessa unit. É possível determinar que cada classe tenha sua própria unit ou gerar todas as classes em uma só. Veja na Figura 1, como deve ficar o módulo.

 

Nota: Eu recomendo a geração de uma unit por classe, isso facilita na hora da manutenção, para dividir as tarefas para a equipe. Como nosso projeto é simples, decidi criar as classes em uma única unit, a BusinessModel.

 

 

Figura 1. Escolhendo a unit onde serão geradas as classes

 

Vamos implementar os métodos Get/Set das propriedades das classes TRevista e TArtigo, e faremos isso dentro do próprio ModelMaker. Na guia Classes, clique sobre TRevista, observe que abaixo são exibidas as propriedades, métodos e campos da classe, de acordo com o filtro de visualização. Clique sobre o método GetEmail, acesse a guia Implementation e digite o seguinte código:

 

Result := _Email.Value;

 

Implemente também o método SetEmail com o seguinte código:

 

_Email.Value := Value;

 

Faça o mesmo para os outros Gets/Sets da classe TRevista. Ao terminar vamos gerar a classe TRevista. Primeiramente devemos habilitar a geração de código, que por padrão é bloqueada. Observe que temos na barra de atalhos dois botões que são representados por um cadeado aberto e outro fechado (Figura 2).

 

Figura 2. Habilitando a geração de código

 

Clique sobre o cadeado aberto, para a geração de código ficar habilitada. Na guia Modules clique sobre o botão Generate (), caso seja solicitada alguma confirmação, por hora, confirme.  Acesse o Delphi, sem fechar o ModelMaker e veja que ambas as classes TRevista e TArtigo estão implementadas. " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados