Artigo Clube Delphi 79 - Validação simplificada com os controles da JVCL

Nesse artigo falaremos dos componentes presentes na biblioteca JEDI VCL, que é uma comunidade internacional de voluntários que desenvolvem utilitários, componentes e bibliotecas para o Delphi, isso tudo open source.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 79. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Componentes

Validação simplificada com os controles da JVCL

 

A importância de validarmos os dados inseridos em nossas aplicações já foi amplamente discutida em artigos de outras edições. Mais importante que discutir, é mostrar formas de validar a entrada de dados nas suas aplicações. Quem já desenvolveu em Delphi para ASP.NET deve ter utilizado os componentes de validações, que são bem fáceis de usar e solucionam muito bem a questão.

A boa notícia é que para aplicações VCL temos a mesma possibilidade, através de componentes semelhantes. Trata-se de componentes presentes na biblioteca JEDI VCL, que é uma comunidade internacional de voluntários que desenvolvem utilitários, componentes e bibliotecas para o Delphi, isso tudo open source.

 

Instalação do JEDI VCL

Primeiramente, precisamos baixar a biblioteca do site do projeto JEDI. Acesse: sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=45786 e baixe o arquivo JVCL 3.20 ou uma versão mais recente. Opte sempre pelo último build e pela versão completa, pois os componentes da JVCL precisam da JCL (biblioteca de códigos).

Após baixar o arquivo, descompacte e execute o arquivo Install.bat que encontra-se dentro da pasta jcl. Siga todos os passos e finalize a instalação. Agora execute o " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados