Artigo Clube Delphi 82 - Crie passo a passo um leitor de RSS com o Delphi

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 82.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 82. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Mão na massa

Crie passo a passo um leitor de RSS com o Delphi

 

Informação sempre foi algo precioso, e obtê-la nunca foi fácil. Com o advento da Internet e sua popularização, o acesso à informação foi enormemente facilitado. Mas, como todos sabemos, existe muita (muita mesmo!) coisa na Internet, e garimpar o que interessa nem sempre é uma tarefa simples, e por que não dizer, confortável de fazer.

Não seria muito melhor se fosse possível escolher exatamente o assunto desejado e esperar que ele venha até nós, e não o contrário? Bom, como provavelmente você leitor sabe, isso não é nenhuma previsão minha. Algo assim já existe e está em plena expansão, atendendo pelo nome de sindicalização, traduzido de Syndication. E nesse meio, o formato que mais se destaca atualmente é o RSS.

 

Uma breve história do formato RSS

Embora pareça novidade, o RSS existe desde 1999. A primeira versão foi criada por Ramanathan V. Guha, na época funcionário da Netscape. Desde então o formato foi aprimorado por várias pessoas diferentes, e hoje temos a versão 2.0 (internamente, 2.0.1), implementada em 2002 e declarada como “congelada” pelo atual proprietário do formato, a Universidade de Harvard (Fonte: Wikipedia).

Isso significa, segundo a especificação oficial, que “nenhuma mudança significativa pode ser feita e que futuros trabalhos devem ser realizados sob outro nome”. Porém, ambas as versões 1.0 e 2.0 do RSS são ainda largamente utilizadas por muitos Web Sites e grandes empresas, o que indica que o formato dificilmente desaparecerá em curto prazo.

O acrônimo RSS varia de significado, de acordo com a versão referida:

·         RDF Site Summary (0.9 e 1.0);

·         Rich Site Summary (0.91 e 1.0);

·         Really Simple Syndication (2.0).

 

Dica: Para conhecer mais sobre esse formato, consulte a seção Links.

 

Milhares de sites oferecem notícias no formato RSS. Geralmente, para acessar o conteúdo publicado basta apontar o seu browser para uma URL mais ou menos assim: www.site.com.br/noticias.xml. Esse tipo de link também é conhecido como Web Feed ou apenas feed.

Nesse artigo vamos aprender como consumir o conteúdo desses feeds criando um projeto no Delphi e, “de quebra”, aprender várias coisas sobre programação com a ferramenta.

 

Como funciona o RSS

O formato RSS é baseado na linguagem XML, estruturado em tags que representam o conteúdo sendo distribuído. Essas tags estão definidas na especificação oficial (veja seção Links). Portanto, consumir informações no formato RSS não é nada mais do que ser capaz de ler um arquivo XML. Veja na Listagem 1 um exemplo de documento RSS.

 

Listagem 1. Estrutura de um arquivo RSS baseado no XML

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1" ?>

<rss version="2.00">

  <channel>

<title/>

<link/>

<description/>

<language/>

<copyright/>

<image>

<title/>

<url/>

 <link/>

</image>

<item>

<title/>

<description/>

<link/>

<pubDate/>

<guid/>

</item>

  </channel>

</rss>

 

Vamos ver o que algumas dessas tags significam:

·         rss: É a tag raiz (root) de um documento RSS. Junto dela vem o atributo version, para informar qual versão do formato está sendo utilizada;

·         channel: Canal de notícias. Dentro dessa tag ficam o conteúdo do RSS e informações extras;

o        title: Título do canal;

o        link: URL para acessar o canal;

" [...] continue lendo...
Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados