Artigo Clube Delphi 83 - Ferramenta nbackup do Firebird 2.0

O nbackup é um novo utilitário de backup que vem junto com o Firebird 2.0 e oferece funcionalidades inexistentes no gbak, ferramenta de backup pré-existente no Firebird.

 

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 83. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

 

Firebird

Ferramenta nbackup do Firebird 2.0

 

O nbackup é um novo utilitário de backup que vem junto com o Firebird 2.0 e oferece funcionalidades inexistentes no gbak, ferramenta de backup pré-existente no Firebird, porém, não substitui esse último. Ambos os programas têm as suas vantagens e desvantagens e irão ainda coexistir provavelmente por algum tempo.

 

Funcionalidades do nbackup - um resumo

Com o nbackup, podemos executar dois grupos diferentes de tarefas:

1.  Realizar e restaurar tanto backups completos quanto incrementais. Um backup incremental contém somente as alterações ocorridas no banco desde a realização de um backup prévio específico;

2.  Bloquear o arquivo do banco de dados principal, o que permite posteriormente realizar o backup, utilizando ferramentas de cópia ou de backup da nossa própria escolha. Nesse caso, o nbackup não realiza nenhum backup, apenas cria as condições necessárias para que possamos realizar o backup com segurança. Aqui também existe uma previsão para restauração.

" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados