Artigo Clube Delphi 87 - Performance no Firebird e ADO.NET
DataReaders, DataSets, Connection Pooling, Cache e Stored Procedures. Neste artigo destaco algumas dicas interessantes para otimizar aplicações ASP.NET com Firebird.
ASP.NET
Performance no Firebird e ADO.NET
DataReaders, DataSets, Connection Pooling, Cache e Stored Procedures
Neste artigo destaco algumas dicas interessantes para otimizar aplicações ASP.NET com Firebird. Veremos como a tecnologia oferece poderosos recursos para tornar suas aplicações Web robustas e escaláveis, usando o mínimo de esforço possível. Conheceremos os poderosos recursos de cache de dados, uso efetivo de Stored Procedures, Connection Pooling e outras técnicas avançadas.
Você aprenderá como usar DataSets em memória para evitar consultas desnecessárias ao servidor SQL e otimizar assim o tráfego de dados. Você também conhecerá um pouco sobre o interessante recurso de Connection Pooling do ADO.NET. Para construir os exemplos, utilizarei o Delphi 2006 e o Firebird 2.0 como banco de dados.
Provider ADO.NET Para Firebird
Para acessar o Firebird no ASP.NET, você pode utilizar o provider ADO.NET do próprio Firebird. Para baixá-lo, utilize o seguinte endereço: www.firebirdsql.org/index.php?op=files&id=netprovider. A versão utilizada é para o .NET Framework 1.1. A instalação é bastante simples, basta executar o instalador.
Para instalar no Delphi 2006, acesse o menu Component>Installed Components. No editor, digite “Firebird” em Category, clique no botão Select an Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll, que por padrão encontra-se em: C:\Arquivos de programas\FirebirdNETProvider1.7. Clique em OK e veja na Tool Palette os componentes instalados para acesso ao Firebird.
Connection Pooling
Inicie uma nova aplicação ASP.NET no Delphi 2006. A partir da Component Palette, coloque um FbConnection no Web Form. Selecione o componente e no Object Inspector acesse o editor da propriedade ConnectionString. No editor que aparece informe os parâmetros para acesso ao banco Employee.fdb do Firebird.
Com isso, configuramos a conexão ao Firebird usando o provider nativo, a primeira dica de performance (jamais use OleDB, ODBC ou outro provider nesse caso).
Figura 1. Parâmetros de conexão ao Firebird
Observe que em User Name e Password informamos um usuário e senha padrão para acesso ao banco. Aqui vai a segunda dica valiosa para otimização: forneça um usuário e senha fixos, de forma que todos os usuários que conectem à aplicação utilizem as mesmas credenciais. " [...] continue lendo...
Artigos relacionados
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo
-
Artigo