Artigo Clube Delphi 91 - Contas a Pagar e Cobrança - Parte 5

Nessa quinta e última parte do curso veremos como criar nossos próprios boletos bancários utilizando um componente gratuito no Delphi.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Mini-curso

Contas a Pagar e Cobrança

Crie um sistema completo com Delphi, Firebird 2.0 e dbExpress - Parte 5

 

Nosso mini-curso SysPague - Sistema de Contas a Pagar e Cobrança está chegando ao fim nesta edição. Durante as quatro últimas edições da revista ClubeDelphi vimos como criar um sistema de gerenciamento de contas a pagar e cobrança, desde a criação dos principais cadastros até a exportação dos dados para envio ao banco e, conseqüentemente, a geração de boletos bancários.

Nessa quinta e última parte do curso veremos como criar nossos próprios boletos bancários utilizando um componente gratuito no Delphi.

Para iniciar nosso artigo, veremos rapidamente o que foi criado no exemplo anterior:

·         Criação de Stored Procedure para seleção dos boletos;

·         Desenvolvimento da tela de Cobrança Escritural;

Como mencionado anteriormente, faremos o desenvolvimento dos boletos bancários diretamente pelo sistema, dando maior flexibilidade ao usuário final.

Usaremos o componente Delphi Boleto desenvolvido pelo colega Genilton Barbosa, que mantém um grupo de discussão onde encontramos não somente o componente, mas também dicas, exemplos e diversas versões do componente para os mais variados editores de relatório.

Veremos onde efetuar o download, como instalar e manusear o componente para geração dos boletos.

 

Fazendo download e instalação

A primeira parte deste artigo consiste em efetuar o download do componente e então fazer sua instalação na IDE. Como de costume, usaremos a versão 7.0 do Delphi.

Os arquivos de instalação do Delphi Boleto ficam hospedados na seção Arquivos do grupo criado pelo autor no site do Yahoo! Grupos. Acesse o endereço do grupo pelo link br.groups.yahoo.com/group/delphi-boleto, clique em Entre neste grupo! e preencha os dados requeridos. Após confirmar, aguarde até que os moderadores aceitem sua inscrição.

Após ser aceito no grupo, entre novamente no link indicado e veja que os itens de menu à esquerda do site encontram-se disponíveis. Clique em Arquivos onde encontrará diversos outros links e pastas. Localize o link Delphi Boleto.zip para Delphi 7.0. Baixe-o e descompacte-o em uma pasta de sua preferência.

Descompactados os arquivos basta efetuar a instalação dos mesmos no IDE. Para isso, abra o Delphi, feche todos os projetos ativos e então clique em " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados