Artigo Clube Delphi 91 - Introdução ao Firebird e IBExpert

Neste artigo veremos a instalação do SGBD Firebird 2.0 e também a instalação do IBExpert, uma das ferramentas mais poderosas e mais utilizadas para o gerenciamento de banco de dados Interbase/Firebird.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 91. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.

Easy Delphi

Introdução ao Firebird e IBExpert

Veja como instalar o servidor e gerenciar bancos

 

Indispensável a todos os sistemas de pesquisas e cadastros, o banco de dados é o responsável por manter e organizar todas as informações recolhidas e geradas por um sistema. Em sua estrutura, o banco de dados mantém organizada uma série de conjuntos de informações, tais como: listas de produtos, detalhes de compras, vendas, informações de clientes entre inúmeras outras situações onde o banco de dados mantém os registros armazenados, possibilitando futuras consultas para o resgate das informações salvas.

Neste artigo da seção Easy Delphi veremos a instalação do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) Firebird 2.0 e também a instalação do IBExpert, uma das ferramentas mais poderosas e mais utilizadas para o gerenciamento de banco de dados Interbase/Firebird.

Finalizadas as instalações criaremos uma nova base de dados através do IBExpert onde iremos definir uma estrutura de tabelas, campos e relacionamentos para armazenagem de dados. Ao final veremos a utilização dos principais comandos de linguagem SQL com significado mais adiante, para consultas, alterações, exclusão e edição dos registros armazenados na estrutura.

 

Firebird: Conceito e instalação

O Firebird possui características robustas, é leve e poderoso ao mesmo tempo, sendo assim é capaz de atender ao mesmo tempo aplicações de um usuário único ou em uma rede de múltiplos acessos em nível corporativo.

Um único servidor Firebird poderá gerenciar várias bases de dados simultaneamente com múltiplas conexões, é um SGBD de necessidades mínimas de configuração e administração, é Open Source, ou seja, livre de licenças mesmo para uso comercial, permite a criação de procedimentos (Stored Procedures) que são processados internamente em sua camada servidora, criação de Triggers múltiplos por tabela, disparados para cada linha da tabela antes ou depois de Inserts, Updates ou Deletes com o intuito de gerar exceções, aplicar valores padrões e assegurar da integridade da base de dados.

Outra característica importante do Firebird são os Generators/Sequences (Geradores) que permitem colunas do tipo auto-incremento, que numeram em ordem seqüencial e crescente as linhas da tabela, além de Backups Online, Integridade Referencial em Cascata com controle total de suas transações. É também um SGBD multi-plataforma (Windows, Linux, Mac OS X, Solaris e HP-UX) com exigências mínimas de hardware para a instalação do servidor, que poderá ser nas versões Classic Server (uma instância por conexão cliente), SuperServer (todas as conexões são manipuladas por um único módulo) e Embedded Version (versão embutida onde o sistema inteiro é uma única DLL para uso por um único usuário e uma única base de dados).

A instalação do Firebird é bastante simples, você poderá fazer o download do arquivo executável da instalação pelo endereço www.firebirdsql.org. Veremos neste artigo a instalação da versão 2.0 do SGBD, mas que poderá ser instalado também na sua versão 1.5. A instalação propriamente dita é toda em português com várias dicas e instruções durante o processo de instalação que ocorre em 12 etapas enumeradas a seguir:" [...] continue lendo...

Artigos relacionados