Artigo Clube Delphi 94 - Envio de E-mails com componentes da paleta Indy

Veremos a criação de um sistema de envio de e-mail, onde faremos as configurações de remetente, destinatário, assunto e mensagem, a configuração de autenticação dos usuários por SMTP e também a configuração para envio com anexos.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 94. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Easy Delphi

Envio de E-mails com componentes da paleta Indy

Veja como enviar e-mails utilizando os componentes da paleta Indy

 

O envio de e-mails automatizado em sistemas é simplesmente uma ferramenta fantástica. Através de componentes e métodos, o desenvolvedor disponibiliza em seu sistema uma agenda de e-mails, que ao ser configurada dispara e-mails com relatórios, avisos, entre outros, automaticamente aos seus destinatários. No Delphi, podemos contar com os componentes da paleta Indy para criar um sistema de envio de e-mails.

Neste artigo veremos a criação de um sistema simples de envio de mensagens eletrônicas (e-mail), onde faremos além das configurações normais de remetente, destinatário, assunto e mensagem a configuração de autenticação dos usuários por SMTP, também a configuração para que o e-mail possa ser enviado com anexos.

 

Nota do DevMan

De forma bem simples, o envio de e-mails funciona basicamente através de um cliente de e-mail acessado pelo browser de internet ou através de gerenciadores instalados e configurados nas estações de trabalho, tais como Microsoft Outlook, Outlook Express, Mozilla Thunderbird entre outros. O usuário que necessita de sua utilidade precisa ter uma credencial de cadastro (usuário e senha) em um servidor de e-mails SMTP (“Simple Mail Transfer Protocol”) para o envio dos e-mails. Toda vez que a ação de envio for requisitada ao gerenciador, uma autenticação será realizada no servidor, e este por sua vez irá proceder com o envio do texto/arquivo para o destinatário pré-informado.

 

Criando a aplicação

Utilizaremos o Delphi 7 para a criação do sistema de envio de e-mail com componentes da paleta Indy. Com o Delphi aberto, utilize o menu " [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados