Artigo Clube Delphi 95 - Controle on-line de vídeo-locadora - Parte 3

Continuando o desenvolvimento da nossa aplicação ASP.NET com Delphi for .NET, sobre um sistema on-line de vídeo-locadora, veremos agora como confirmar a locação a partir de uma reserva e fazer a locação de vídeos.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 95. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

Web – Mini-Curso – Mão na Massa

Controle on-line de vídeo-locadora - Parte 3

Veja como criar um sistema on-line de controle para uma vídeo-locadora

 

Continuando o desenvolvimento da nossa aplicação ASP.NET com Delphi for .NET, sobre um sistema on-line de vídeo-locadora, veremos agora como confirmar a locação a partir de uma reserva e fazer a locação de vídeos. Mão na massa!

 

Confirmando a locação a partir de uma reserva

Realizada a reserva através da página do usuário, faremos agora uma página destinada à área administrativa do sistema para concretizar uma reserva transformando-a para uma locação, supondo que ocorra a retirada do vídeo. Caso a retirada do vídeo não ocorra no prazo previsto, a mesma será ignorada nas consultas a seguir levando em consideração a data prevista e a data atual. No menu File|New>Other>Delphi for .NET Projects>New ASP.NET Files>ASP.NET Page crie uma nova página com o nome de “a_reservas.aspx” e adicione ao corpo dela uma tabela de 4 linhas e 1 coluna com 700 pixels de largura. Arraste para a primeira linha da tabela o uccontrole.ascx que fará o controle de usuários autenticados nesta página. Na segunda linha escreva o texto de identificação “Manutenção de Reservas” e na linha seguinte adicione um DataGrid(“gridReservas”).

Adicione por final um Button(“btnVoltar”). Selecionando o gridReservas, clique sobre o mesmo com o botão direito do mouse e selecione o item Auto Format aplicando a ele um estilo de cores e fontes. Clicando novamente selecione agora o item Property Builder onde iremos modificar a estrutura da categoria Columns, onde no topo da janela desmarque o item Create columns automatically at run time. Em seguida clique no item Bound Column em Available columns e envie-o para Selected columns. Agora selecione-o e atribua o valor COD_LOCACAO na propriedade Data Field, onde receberemos o valor do campo na tabela Locacao através do result set da Select. Desmarque também a opção Visible da coluna.

Agora insira uma nova coluna, ou seja, clique novamente em Bound Column e envie-o para a área Selected columns. Na propriedade Header text (“Texto de cabeçalho”), digite “Titulo” e em Data Field o valor TITULO também resultante do Select. Arraste uma nova coluna do Bound Column para Selected columns, na propriedade Header text digite “Cliente” e em Data Field o valor “NOME”, resultado do Select. Adicione ainda uma nova coluna e altere sua propriedade Header text para “Data Reserva”. em Data Field digite o valor “DATA” e em Data Formatting Expression o valor “{0:dd/MM/yyyy}”. Por fim inclua uma nova coluna de botões, chamada de Button Column. Expanda o Button Column e selecione a opção Select. Envie-o para a direita e modifique a propriedade Header text e para “Locação” e o Text para “Confirmar” e clique em Ok para confirmar nossas alterações.

Utilizando a tecla de atalho F12, vá até o código da página e declare na seção Private do código a procedure “CriaListaReservas” que irá preencher o gridReservas com os registros válidos encontrados no Select ao banco de dados. Utilize a teclas Ctrl+Shift+C para criar a implementação do procedimento e adicione ao mesmo o código da Listagem 1. O método criado é muito semelhante aos outros já criados, utiliza de componentes criados e instanciados em runtime no objeto SelectCommand do DataAdapter e passamos a instrução de SQL que obedecerá os parâmetros de registros com Status igual a “R” com a data prevista de devolução/vencimento maior ou igual a data atual (“Today”);

 

Listagem 1. Método para carregamento das reservas ativas

 

procedure TWebForm2.CriaListaReservas;

var

  Comand: FbCommand;

  DataAdapter: FbDataAdapter;

  Ds: DataSet;

  Conn: FbConnection;

begin

  { Criação dos objetos de conexão }" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados