Artigo Clube Delphi 95 - Programando em PHP usando MVC

Aprenda técnicas de Orientação a Objetos juntamente com o conceito MVC para criar aplicações em PHP.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 95. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler essa revista em PDF.

PHP – Expert – Boas Práticas

Programando em PHP usando MVC

Aprenda técnicas de Orientação a Objetos juntamente com o conceito MVC para criar aplicações em PHP

 

O que é MVC?

Muita gente já ouviu falar alguma vez sobre esta metodologia de desenvolvimento. Mas afinal, o que vem a ser uma aplicação desenvolvida em MVC? Neste artigo, irei explicar de uma forma sucinta sobre este tipo de arquitetura de desenvolvimento e como este método pode ser aplicado utilizando a linguagem PHP.

MVC vem da sigla (Model-View-Controller) e é um padrão de arquitetura de software. Em aplicações complexas, que enviam uma série de dados para o usuário, o desenvolvedor frequentemente necessita separar os dados (“Model”) da interface (“View”). Desta forma, alterações feitas na interface não afetarão a manipulação dos dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar a interface do usuário. O model-view-controller resolve este problema através da separação das tarefas de acesso aos dados e lógica do negócio da apresentação e interação com o usuário, introduzindo um componente entre os dois: o Controller. MVC é usado em padrões de projeto de software, mas MVC abrange mais da arquitetura de uma aplicação do que é típico para um padrão de projeto.

A Figura 1 representa um diagrama simples exemplificando a relação entre Model, View e Controller onde linhas sólidas indicam associação direta e as tracejadas indicam associação indireta. É comum dividir a aplicação em camadas separadas: apresentação (“interface”), domínio e acesso a dados. Em MVC a camada de apresentação também é separada da view e da controller.

 

Figura 1. Representação gráfica do conceito MVC

 

MVC é muito visto também em aplicações para Web, onde a View é geralmente a página HTML, e o código que gera os dados dinâmicos para dentro do HTML é o Controller. E, por fim, o Model é representado pelo conteúdo de fato, geralmente armazenado em bancos de dados ou arquivos XML.

 

Usando Objetos para entender o conceito aplicado de MVC

Muita gente me pergunta sobre a maneira que eu programo usando MVC com PHP. É claro que já existem vários frameworks que utilizam essa técnica no desenvolvimento PHP. Porém resolvi apresentar aqui o conceito do que uso que pode servir de material de auxílio para outros programadores também.

Para se ter uma idéia, vamos partir para o modelo de programação orientada a objetos. A maneira mais prática de se programar usando MVC nada mais é do que programar usando orientação a objetos. Vamos pensar então no conceito de objeto. Um exemplo, um veículo, onde teremos a classe de veículo e seus métodos (Listagem 1).

 

Listagem 1. Exemplo de classe em PHP

 

class Veiculo{

  /* Qualquer veículo tem os seus métodos padrões: */" [...] continue lendo...

Ebook exclusivo
Dê um upgrade no início da sua jornada. Crie sua conta grátis e baixe o e-book

Artigos relacionados